Descrição
Páginas: 144 Formato: 16×23
Edição: 1ª Ano: 2020
ISBN: 9786586711189
Resumo:
Esta obra contempla importantes reflexões – a partir de um diálogo da psicanálise com outros campos do saber – para a compreensão do cenário social e político atual. Apresenta subsídios para pensarmos sobre a responsabilidade que o psicanalista deve ter diante das formas de crueldade que marcam as relações sociais, o tema do exercício de poder na clínica psicanalítica e, também, as possibilidades da psicanálise como antídoto contra o mal-estar produzido pela violência do neoliberalismo.
Índice:
Apresentação (Joel Birman)
- Governabilidade no discurso freudiano (Joel Birman)
- O contexto político e a renovação da historiografia da psicanálise (Richard Theisen Simanke e Fátima Caropreso)
- Poder e alteridade: clínica contemporânea e psicopatologia da vida cotidiana (Marta Rezende Cardoso)
- Abandono, desespero e ódio: o ovo, o coração e a cabeça da serpente.Comentário sobre a psicologia dos ditadores e do “zé ninguém” autoritário(Leopoldo Fulgencio)
- Psicanálise, norma e normatividade (Julio Verztman e Fernanda Pacheco-Ferreira)
- Performance,política, gênero e corpo – a valorização do corpo e do ato na subjetivação contemporânea (Isabel Fortes e Simone Perelson)
- Psicanálise, feminismos e normatividade(Fernanda Canavêz e Jô Gondar)
- Alteridade e indiferença no contemporâneo: a indizibilidade do outro nas situações de refúgio e migração (Mônica Kother Macedo e Daniel Kupermann)
- A psicanálise entre o sujeito do desejo e a razão neoliberal (Eduardo Leal Cunha)
- Do laço social à partilha do sensível: notas sobre o inconsciente coxinha da nova direita nacional (Gustavo Henrique Dionisio)
- Derivações da influência: política e pulsão na clínica psicanalítica (Camila Farias e Fabio Belo)
- Relações entre psicanálise e política: os limites do poder na prática psicanalítica (Ivan Estevão e Fernando Hartmann)
Sobre os organizadores:
JOEL BIRMAN – Psicanalista, Membro do Espaço Brasileiro de Estudos Psicanalíticos e do Espace Analytique, Professor Titular do Instituto de Psicologia da UFRJ, Professor Adjunto do Instituto de MedicinaSocial da UERJ, Diretor de Estudos em Letras e Ciências Humanas, Universidade Paris VII, Pesquisador associado do Laboratório “ Psicanálise e Medicina e Sociedade” e Professor associado da École Doctoralle de Psychanalyse da Université Paris VII.
ISABEL FORTES – Professora Adjunta do programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – RJ.
MÔNICA MACEDO – Psicanalista, Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicanálise: Clínica e Cultura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre/RS.