Descrição
Páginas: 192 Formato: 17×17
2ª Edição Revista e Ampliada Ano: 2025
ISBN: 9788555240683
Resumo
Numa abordagem eminentemente clínica, este volume da Série Prática Clínica apresenta casos atendidos pelos autores, de forma a propiciar ao leitor uma oportunidade de acompanhar os dispositivos e as estratégias empregados. Esta obra temática sobre os casos que envolvem gêmeos privilegia o trabalho transformador da clínica ao descrever os desdobramentos do profissional para lidar com o sofrimento e a angústia do paciente e dos membros da família envolvida, com o manejo da relação estabelecida e a busca por caminhos possíveis de atendimento.
Índice
Prefácio. Gêmeos – Umbigo da pesquisa psicanalítica (Daniel Kupermann)
Apresentação à 2a. Edição (Ada Morgenstern / Adela Stoppel de Gueller)
1. Do trabalho suplementar na constituição subjetiva de gêmeos (Ada Morgenstern / Adela Stoppel de Gueller)
2. Quase eu! A fantasia de destinos intercambiáveis na relação entre irmãos como um par primordial (Julieta Jerusalinsky)
3. Par ou ímpar (Adela Stoppel de Gueller)
4. Gêmeos – quando as fronteiras se desenham no esgarçamento: pensando sobre a difícil tarefa de construir fronteiras (Ada Morgenstern)
5. Tecendo uma pele singular no setting analítico (Simone Prais)
6. Gêmeos imaginários – variações sobre um tema de Bion (Ignacio Gerber)
7. Gêmeos e Inseparáveis. A Estrutura Narcisista Gemelar e as Figuras Parentais (Eduardo Braier)
8. A Escuta Psicanalítica de Gestantes de Gêmeos em Instituições de Saúde (Maycon Andrade Fraga / Vanessa Freitas)
Sobre os autores
Ada Morgenstern (org.) – Psicanalista. Psicóloga e mestre em Psicologia Social pelo Instituto de Psicologia da USP. Ex-professora e supervisora do curso de formação em Psicanálise com Criança do Instituto Sedes Sapientiae (SP). Professora do curso de especialização Teoria Psicanalítica na PUCSP. Membro do Departamento de Psicanálise com Criança do Instituto Sedes Sapientiae, Cocoordenadora do Projeto Gemelar – parceria entre o Instituto Sedes Sapientiae e o Laboratório de Psicanálise, Saúde e Instituição da USP. Autora de Perseu, Medusa e Camille Claudel – sobre a experiência de captura estética (Atelier, 2009), coautora de Psicanálise da Criança – perspectivas teórico clínicas – organizado por Adela Stoppel de Gueller e Audrey S.L. de Sousa (Casa do Psicólogo, 2008). Artista plástica e coautora do livro Mais Além do Sonhar (Marco Zero, 2003).
Adela Stoppel de Gueller (org.) – Psicanalista, graduada em Psicologia (Univ. de Buenos Aires) Mestre e Doutora em Psicologia Clínica (PUC-SP) Pós-doutora em Psicanálise (UERJ). Professora do Curso de Especialização em Teoria Psicanalítica da PUC-SP e do curso de formação: Psicanálise com Crianças do Instituto Sedes Sapientiae-SP. Cocoordenadora do Departamento de Psicanálise com crianças do Instituto Sedes Sapientiae, da Clínica interdisciplinar Prof. Mauro Spinelli. Cocoordenadora do Projeto Gemelar – parceria entre o Instituto Sedes Sapientiae e o Laboratório de Psicanálise, Saúde e Instituição da USP, Co-organizadora de Psicanálise com crianças: Perspectivas teórico-clínicas (Casa do Psicólogo, 2008), coautora de Atendimento psicanalítico de crianças (Zagodoni, 2011) e autora de Vestígios do tempo. Paradoxos da atemporalidade no pensamento freudiano (Arte e ciência, 2005).
Eduardo Braier
Ignacio Gerber
Julieta Jerusalinsky
Maycon Andrade Fraga
Simone Prais
Vanessa Freitas