17. Lacan com Melanie Klein: As crianças no jogo analítico

R$59.00

Fora de estoque

Avise-me quando chegar!

Descrição

Páginas: 160           Formato: 16×23

Edição: 1ª               Ano: 2022

ISBN: 978-85- 

Resumo:

Marie-Claude Thomas escolhe como parceiro o pensador do jogo e da aposta improvável, entendendo que o encontro analítico é sempre um lance de dados impossível de se antecipar. Reflete sobre o lugar do analista quando se dispõe a escutar uma criança, recuperando, ao mesmo tempo, o lugar que o brincar tinha para Melanie Klein. Segundo a autora, jogo não é uma técnica adaptada para trabalhar com crianças, nem um modo de comunicação pré-verbal, mas o laboratório onde pode vir a surgir uma metáfora, desde que haja um analista disposto a apostar.

Índice:

Prefácio, Adela Stoppel de Gueller

Pequeno Prólogo, Ricardo Goldenberg

  1. “A Criança” em Análise É e Não É uma Criança. Violência e Jogo
  2. Melanie Klein, com Lacan em Perspectiva
  3. Lacan, com Melanie Klein ao Fundo
  4. Entrevista com Marie-Claude Thomas. “Não Há Psicanálise de Criança. Há Psicanálise.”

Posfácio. O autismo? Fora do seu cerco neuro ou psicopatológico? Um fenômeno novo

Sobre as autoras:

Marie-Claude Thomas é doutora em Psicopatologia Fundamental e Psicanálise, membro da École Lacanienne de Psychanalyse e ministrou, durante muito tempo, aulas na Unidade Paris VII Denis Diderot. Fez análise com Jacques Lacan por dez anos. Suas publicações mais importantes, em espanhol, são: Lacan, Lector de Melanie Klein, El autismo y las lenguas e Genealogia del autismo, Freud, Breuler, Kanner.

Adela Stoppel de Gueller (org.) é psicanalista. Graduada em Psicologia (Universidade de Buenos Aires). Mestre e Doutora em Psicologia Clínica (PUC-SP). Pós-doutora em Psicanálise (UERJ). Professora do Curso de Especialização em Teoria Psicanalítica da COGEAE-PUC-SP e do curso de formação de Psicanálise com Crianças, do Instituto Sedes Sapientiae-SP. Coordenadora do Departamento de Psicanálise com crianças do Instituto Sedes Sapientiae. Autora/organizadora de Atendimento psicanalítico de crianças e co-organizadora de Psicanálise com crianças: Perspectivas teórico-clínicas.

 

Você também pode gostar de…