A Fabricação do Humano – Psicanálise, Subjetivação e Cultura (**Disponível nas Lojas Virtuais)

R$55.00

Em estoque

Consulte o prazo estimado e valor da entrega

Não sei meu CEP
Categoria:

Descrição

Páginas: 160                    Formato: 16×23

Edição: 1ª                  Ano: 2014

ISBN: 9788564250826

Resumo: Segundo lugar no Prêmio Jabuti de melhor livro de Psicanálise/Psicologia, esta obra apresenta diversas montagens da subjetividade presentes no mundo contemporâneo, procurando mostrar de que maneira o homem se constitui e é constituído pelo mundo em que vive, mais ainda, de que modo os discursos procuram dar um sentido a este mundo e às existências pessoais. Além disso, reafirma a potência da Psicanálise e a atualidade dos seus princípios teóricos e clínicos.

Índice:

Apresentação

Parte I: Modulações da fabricação do humano

1.Os Paradigmas em Psicanálise (Joel Birman)

Parte II. Identidades e modos de subjetivação

2. A dupla face do desmentido na atualidade: entre o aniquilamento do outro e a felicidade em simulacro (Eduardo Leal Cunha)

3. A função da dor na apropriação do corpo (Isabel Fortes)

4. Estranhos Traslados e Traduções: Encontros e Desencontros em psicanálise (Maurício Rodrigues de Souza)

5. O discurso da medicalização e a saúde como ideal: o que há de novo nos “novos sujeitos”? (Rogério Paes Henriques)

6. Novas tecnologias reprodutivas: novas versões dos pais?  (Simone Perelson)

Parte III. A clínica psicanalítica na contemporaneidade

7. A via sensível da elaboração na clínica psicanalítica: 30 notas de/para uma pesquisa (Daniel Kupermann)

8. A transferência na pesquisa em psicanálise – um ponto de vista ético (Daniel Menezes Coelho / Joel Birman)

9. Ciúme masculino e identificação feminina recalcada (Paulo de Carvalho Ribeiro)

10. A necessidade de ser como fundamento da teoria psicanalítica do desenvolvimento para D. W. Winnicott (Leopoldo Fulgencio)

Sobre os autores:

Joel Birman (Org.) – Professor titular do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor adjunto do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, além de pesquisador do CNPq. Médico e Psicanalista, é membro do Espaço Brasileiro de Estudos Psicanalíticos e do Espace Analytique, de Paris. É autor de diversos livros, publicados no Brasil e no exterior, dos quais se destacam Mal-estar na AtualidadeArquivos do mal-estar e da resistênciaCadernos sobre o mal e O sujeito na contemporaneidade (2013), tendo este último recebido os Prêmios Jabuti e Biblioteca Nacional.

Daniel Kupermann (Org.) – Professor doutor do Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq, psicanalista membro da Formação Freudiana (RJ). Autor de vários artigos publicados em revistas especializadas nacionais e estrangeiras e dos livros Transferências cruzadas: uma história da psicanálise e suas instituiçõesOusar rir: humor, criação e psicanálise, e Presença sensível: cuidado e criação na clínica psicanalítica.

Eduardo Leal Cunha (Org.) – Professor associado do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da Universidade Federal de Sergipe. Psicólogo e psicanalista, membro do Espaço Brasileiro de Estudos Psicanalíticos é autor de vários artigos publicados em revistas especializadas e dos livros Individuo singular plural: a identidade em questão O adultério em dez lições.

Leopoldo Fulgencio (Org.) – Professor do Instituto de Psicologia da USP e bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq. Psicólogo e psicanalista. É autor de vários artigos publicados em revistas especializadas nacionais e estrangeiras dos livros O método especulativo em Freud e Freud na Filosofia Brasileira (com Richard Simanke).

Daniel Coelho

Isabel Fortes

Mauricio Rodrigues de Souza

Paulo de Carvalho Ribeiro

Rogério Paes Henriques

Simone Perelson