A Realidade dos Abrigos: Descaso ou Prioridade?

R$40.00

Em estoque

Consulte o prazo estimado e valor da entrega

Não sei meu CEP

Descrição

Páginas: 156            Formato: 14×21

Edição: 1ª                Ano: 2012

ISBN: 978-85-64250-41-3

Resumo: São muitas as perguntas suscitadas sobre as instituições de acolhimento. O que é um abrigo? Quem vive lá? Como funciona um abrigo? Como se sustenta? Para onde irão seus moradores quando saírem? Quem são os responsáveis pelo abrigo? São questões que este livro tenta contemplar, apresentando um panorama a respeito das complexas e diferentes razões que levam bebês, crianças e mães-adolescentes às instituições de acolhimento, compartilhando com o leitor histórias, reflexões e aprendizados de profissionais que trabalham e pesquisam os abrigos. O objetivo é dar visibilidade à delicada situação dessas instituições e seus habitantes, aproximando a sociedade de uma realidade marcada predominantemente pelo abandono e mostrando caminhos possíveis para transformar a realidade do abrigo.

Índice:

 Apresentação (Cláudia Mascarenhas Fernandes)

Introdução (Sílvia Gomara Daffre)

  1. As leis e a realidade de uma instituição de acolhimento (Sílvia Gomara Daffre)
  2. Bebês em instituições de acolhimento e as condições para seu bom desenvolvimento (Silvia Gomara Daffre)
  3. “Palavra de Bebê”: a importância da história de vida no acolhimento institucional de bebês e mães adolescentes (Fernanda Nogueira)
  4. “Projeto Correspondentes”: desafios para a desconstrução do assistencialismo social (Gislaine Martins Ricardo Passarini / Lígia Fromer / Mariana Belluzzi Ferreira)
  5. Histórias que não se contam sobre o desacolhimento de crianças. (Im)possibilidades de discussão com o Poder Judiciário (Sandro Andrade)
  6. Políticas públicas e a garantia de atendimento de qualidade nos abrigos (Oded Grajew)
  7. Considerações finais (Sílvia Gomara Daffre)

Sobre a autora:

  • Formada em Psicologia pela PUC-SP.
  • Mestre em Psicologia da Educação pela PUC-SP.
  • Clinica desde 1974 e atua na área institucional relacionada com a Primeira Infância desde 1976. Membro fundador da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente e da Associação Brasileira de Estudos sobre o Bebê.
  • Participa da Rede Nacional da Primeira Infância e da Rede Nossa São Paulo.
  • Seu site é: www.silviamaterne.com.br