A Supervisão Psicanalítica: Ofício e Transmissão

R$56.00

Em estoque

Consulte o prazo estimado e valor da entrega

Não sei meu CEP

Descrição

Páginas: 176                   Formato: 16×23

Edição: 1ª Ano: 2020

ISBN: 978-65-86711-19-6

Resumo:

A formação do psicanalista é perpassada por um eixo ético que Sigmund Freud nos apresentou a partir do tripé: estudo teórico, análise pessoal e prática supervisionada. Partindo desta premissa, os organizadores desta obra convidaram psicanalistas de diferentes orientações teóricas a fim de oferecer ao leitor diferentes acepções e formas de se compreender o ofício e a transmissão da psicanálise a partir desse dispositivo. Esperamos que a leitura desta obra e o encontro com seus autores possam influenciar e, quem sabe, transformar a prática cotidiana do exercício da psicanálise.

Índice:

Apresentação (Ernesto Duvidovich)

1. O psicanalista e o sujeito em formação: supervisão e análise com crianças (Adela Judith Stoppel de Gueller)

2. Notas sobre o trabalho da supervisão e seus fins (Daniel Delouya)

3. O Chiaroscuro da supervisão psicanalítica (Daniel Kupermann)

4. O analista independente (Decio Gurfinkel)

5. A supervisão psicanalitica: construção conjunta da escuta singular (Eduardo Fraga de Almeida Prado)

6. Sonhar mais plenamente a própria existência (Elisa Maria de Ulhôa Cintra)

7. A supervisão como interrogante ético e político da práxis do analista (Emília Estivalet Broide)

8. O que espero de uma supervisão (Ernesto Duvidovitch)

9. Memorabilia: Algumas reflexões sobre a supervisão psicanalítica (Ester Hadassa Sandler)

10. Efeitos transferenciais no trabalho em situações sociais críticas: a construção de dispositivos clínicos para o cuidado ao cuidador (Jorge Broide)

11. Notas para uma regra da abstinência de uso do supervisor (Ricardo Goldenberg)

12. Poder e controle no âmbito da supervisão e transmissão da psicanálise (Roberto Girola)

Sobre os organizadores:

Ernesto Duvidovich, Psicanalista, analista institucional, diretor do CEP, fundador e diretor-presidente da ONG NuPAS, organizador dos livros “Maternagem – Uma Intervenção Preventiva em Saúde” (Casa do Psicólogo), “A Supervisão na Clínica Psicanalítica” (Via Lettera), e “Diálogos Sobre Formação e Transmissão em Psicanálise” (Zagodoni).

Ricardo Goldenberg, Psicanalista, mestre em Filosofia pela USP, doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Autor dos livros “Ensaios sobre a Moral de Freud” e “Goza” (Ágalma), “No Círculo Cínico: ou Caro Lacan, Por Que Negar a Psicanálise aos Canalhas?” (Relume-Dumará), “Política e Psicanálise” (Jorge Zahar), “Psicologia e Análise do Eu, Solidão e Multidão” (Civilização Brasileira), “Do Amor Louco e Outros Amores”, e “Desler Lacan” (ambos da editora Instituto Langage).

Emilia Estivalet Broide, Psicanalista. Pós-doutoranda em Psicologia Clínica na USP, onde integra o Laboratório de Psicanálise e Política. Doutora em Psicologia Social pela PUC-SP. Mestre em Saúde Pública pela FSPUSP. Autora do livro “A Supervisão Como Interrogante da Práxis Analítica: Desejo de Analista e a Transmissão da Psicanálise”, (Escuta) e coautora dos livros: “A Psicanálise em Situações Sociais Críticas: Metodologia Clínica e Intervenções” (Escuta); “Pode Pá: Uma Nova Abordagem na Aplicação de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto” (Atelier editorial), “População de Rua: Pesquisa Social Participativa” (Juruá), além de diversos artigos na área.