Além do vírus: psicanálise e resistência

R$46.00

Em estoque

Consulte o prazo estimado e valor da entrega

Não sei meu CEP
Categoria:

Descrição

Páginas: 134            Formato: 16×23

Edição: 1ª                Ano: 2020

ISBN: 9786586711127

Resumo

Os autores apresentam reflexões acerca de como se constroem os discursos de ódio tão presentes no cotidiano de nossas relações, sob a óptica da psicanálise. Uma pandemia cruzou o caminho durante o planejamento deste livro, e cada um dos autores acabou escrevendo em meio à profunda crise política e sanitária que assola nosso país. Então, temos aqui um registro sensível de psicanalistas debruçando-se sobre as questões que foram colocadas à psicanálise e de como ela pode ocupar um lugar de resistência nesse momento histórico.

Índice

Apresentação da coleção

Apresentação da obra (Ana Lucia Gondim Bastos e Gisele Assuar)

  1. Desigualdade social e a pandemia do novo coronavírus no Brasil: violências, produção sociopolítica do sofrimento e dimensão coletiva do luto (Miriam Debieux Rosa, Patrícia do Prado Ferreira e Sandra Alencar)
  2. Quem disse que cabelo não sente (Fernanda Lopes)
  3. Psicanálise no agravamento das condições oceânico-metrológicas: que fazer? (Ana Gebrim)
  4. Discursos de ódio: reflexões sobre a violência e a segregação (Marta Cerruti)
  5. Racismo e política/ pulsão de morte: aproximações entre Achille Mbembe e Sigmund Freud (Emiliano de Camargo David)
  6. “So What?” A empatia e outros caminhos como saída da destrutividade (Ana Lucia Gondim Bastos e Joaquim Pereira da Silva Jr.)
  7. Estudantes na corda bamba diante do ódio direcionado às universidades públicas brasileiras (Jaquelina Imbrizi)
  8. Desdobramentos do conceito de pulsão de morte a partir de Freud: dimensões subjetivas, implicações políticas e o lugar da psicanálise diante da destrutividade (Olívia Lucchini)
  9. As possíveis manifestações da interferência da pulsão de morte na vida psíquica: violência, agressividade e destrutividade (Ana Karina Fachini Araújo e Armando Colognese Junior)

Sobre os autores

ANA GEBRIM – Psicanalista. Doutora em Psicologia Clínica pelo IPUSP e INALCO. Docente do Curso Formação em Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. Autora do livro: “Psicanálise no Front: a posição do analista e as marcas do trauma na clínica com migrantes” Editora Juruá, 2020.

ANA LUCIA GONDIM BASTOS – Psicóloga e psicanalista, com mestrado e doutorado pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP), professora do curso de Fundamentos da Psicanálise no Departamento Formação em Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae.

ANA KARINA FACHINI ARAUJO – Psicanalista, Doutora em Psicologia Clínica pela PUC-SP,  docente do curso Formação em Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae e membro efetivo do Departamento Formação em Psicanálise do referido Instituto.

ARMANDO COLOGNESE JUNIOR – Psicanalista, membro efetivo do Departamento Formação em Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae.

EMILIANO DE CAMARGO DAVID – Psicanalista, psicólogo, mestre e doutorando em Psicologia Social (PUC-SP). Professor do Instituto SEDES Sapientiae (curso de Especialização “Saúde Mental e Reforma Psiquiátrica: Clínica e Política na Transformação das Práticas”). Integrante do Instituto AMMA Psique e Negritude. Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas Lógicas Institucionais e Coletivas (NUPLIC – PUC SP). Integrante do GT Racismo e Saúde da ABRASCO.

FERNANDA LOPES SANCHEZ DERBALLE – Psicóloga, psicanalista, CRP 06/77099. Membro do Departamento de Psicanálise da Criança do Instituto Sedes Sapientiae. Professora do Instituto SEDES Sapientiae (curso de expansão cultural Saúde Mental Perintal: Gestação, Parto e Pós Parto). Pós-graduada em Psicanalise da Parentalidade e Perinatalidade pelo Instituto Gerar.

GISELE ASSUAR – Historiadora pela FFLCH-USP e psicanalista pelo Instituto Sedes Sapientiae. Membro efetivo do Departamento Formação em Psicanálise do Sedes. Coordenadora do Projeto Quereres – Projeto de pesquisa e atendimento clínico à população LGBTQIA+.

JAQUELINA IMBRIZI – Psicóloga e Professora Associada II na Universidade Federal de São Paulo – Campus Baixada Santista, na graduação e nos programas de pós-graduação, com mestrado e doutorado em Educação e Pós-doutorado em Psicologia Social pela PUC-SP.

JOAQUIM PEREIRA DA SILVA JR. – Médico (Título de Especialista em Clínica Médica – Cardiologia – Homeopatia). Psicanalista (Membro do Departamento Formação em Psicanálise – Instituto Sedes Sapientiae).

MARTA QUAGLIA CERRUTI – Psicanalista. Doutora em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia da USP. Membro do Laboratório Psicanálise e Sociedade (IPUSP). Professora e membro do Departamento Formação em Psicanálise do Sedes.

MIRIAM DEBIEUX – Psicanalista. Professora Titular do PPG Psicologia Clínica USP. Coordenadora do Laboratório de Psicanálise, Sociedade e Política da USP (PSOPOL), da REDIPPOL e pesquisadora do Coletivo Amarrações: políticas com adolescentes. Autora do livro A clínica psicanalítica face ao sofrimento sócio-político (2016), pela Escuta e Fapesp (primeiro lugar no prêmio Jaboti 2017).

OLIVIA LUCCHINI – Bacharel em Comunicação Social, psicanalista e membro efetivo do Departamento Formação em Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae.

PATRÍCIA DO PRADO FERREIRA – Psicanalista. Pesquisadora de Pós-doutorado no Laboratório de Psicanálise, Sociedade e Política (PSOPOL) no Departamento de Psicologia Clínica da Universidade de São Paulo. Membro da REDIPPOL.

SANDRA LUZIA ALENCAR – Psicóloga. Psicanalista. Membro do Laboratório Psicanálise, Sociedade e Política da USP. Psicóloga na Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo.