Alfabetização Emocional na Perspectiva de Klein e Bion

R$54.00

Fora de estoque

Avise-me quando chegar!

Descrição

Páginas: 144            Formato: 16×23

Edição: 1ª                Ano: 2022

ISBN: 978-65-86711-68-4

Índice

Prefácio, Luís Claudio Figueiredo

Introdução

1 O conhecer e o aprender

2 Desenvolvimento emocional primitivo e inibição intelectual

3 A capacidade de pensar e conhecer

4 Um olhar psicanalítico sobre a alfabetização emocional

5 Considerações finais

Referências

Resumo:

Partindo das hipóteses de que, desde a mais tenra idade, o indivíduo pode apresentar dificuldades em relação às etapas do aprender, resultando em impedimentos para tornar-se suficiente mediante às respectivas demandas do aprender e estes repercutirem em seu desenvolvimento relacional, acadêmico e/ou profissional, este livro aborda o que há por trás do não aprender, sob um olhar psicanalítico. Podemos considerar que os impasses do aprender/conhecer estão relacionados à forma como acontecem as experiências iniciais do bebê no vínculo parental e que os fatores emocionais influenciam significativamente na maneira como a pessoa interage com o seu desenvolvimento intelectual. E, nesse aspecto, como o trabalho psicanalítico pode favorecer a alfabetização emocional do indivíduo para um desenvolvimento mais saudável.

Sobre a autora

Eliane Teixeira Rennó é psicóloga, psicanalista pelo Instituto Sedes Sapientiae (ISS). Mestre em Psicologia Clínica pelo Programa de Estudos Pós-Graduados da PUC-SP. Atende em consultório particular: adolescentes e adultos dentro de uma abordagem psicanalítica. Autora de artigos em revistas de psicanálise. Palestrante nos âmbitos da educação e da saúde.

Você também pode gostar de…