Amar a si mesmo e amar o outro (DISPONÍVEL NA AMAZON)

R$55.00

Fora de estoque

Avise-me quando chegar!

Categoria:

Descrição

Páginas: 240            Formato: 16×23

Edição: 1ª                Ano: 2016

ISBN: 9788555240171

Resumo:

“Amar a si mesmo e amar o outro. Narcisismo e sexualidade na psicanálise contemporânea” é resultado dos esforços dos autores para analisarem o que consideram ser um dos temas mais importantes da saúde pessoal e social de nosso tempo. Apresentam um conjunto de elaborações, descrições, análises e reflexões dos diversos aspectos relacionados aos fenômenos do narcisismo e da sexualidade, tanto nos indivíduos quanto na cultura, na história do desenvolvimento das ideias e na prática dos cuidados clínicos, esperando fornecer um quadro amplo e consistente para a compreensão da própria natureza humana nos seus diversos modos de ser, seja como seres da cultura seja como seres dos afetos.

Índice:

Apresentação

  1. Sexualidade e narcisismo nos arquivos da psicanálise. O Édipo em questão
  2. Freud e a sexualidade infantil antes de Freud
  3. Trauma, pulsão de morte e sexualidade na etapa final da obra freudiana
  4. Revisitando “Freud, 1914: o ano que não terminou”
  5. Destinos contemporâneos do narcisismo: atualidade de Heinz Kohut
  6. Narcisismo, gênero e sexualidade: aproximações entre Lichtenstein, Ferenczi, Laplanche e Butler
  7. Narcisismo histórico ou constitutivo: entre a sociedade narcísica e o exercício da singularidade
  8. A fé nos futuros: um debate sobre o narcisismo em Christopher Lasch e Sigmund Freud
  9. A Indiferença e a Servidão: alterações nos domínios de Narciso
  10. Sobre as práticas de dons de ovócitos no Brasil e na França: dom, mercado e ciência
  11. Questões psicanalistas preliminares acerca do narcisismo e das sexualidades contemporâneas
  12. “Jovens transferências”, ou do narcisismo (primário) das enormes semelhanças
  13. Édipo, narciso e sintoma compulsivo em Freud
  14. Os narcisismo e a sexualidade: da experiência narcísica de serà experiência de investir libidinalmente o eu e os objetos
  15. Narcisismo e dependência: algumas reflexões sobre as contribuições de Lacan e Winnicott em psicanálise

Sobre os autores:

Joel Birman (Org.) – Psicanalista, Membro do Espaço Brasileiro de Estudos Psicanalíticos e do Espace  Analytique, Professor Titular do Instituto de Psicologia da UFRJ, Professor Adjunto do Instituto de MedicinaSocial da UERJ, Diretor de Estudos em Letras e  Ciências Humanas, Universidade Paris VII, Pesquisador associado do Laboratório “ Psicanálise e Medicina e Sociedade” e Professor associado da École Doctoralle de Psychanalyse da Université Paris VII. Pesquisador e Consultor Ad-hoc do CNPq. É autor de diversos livros, publicados no Brasil e no exterior, dos quais se destacam Mal-estar na AtualidadeArquivos do mal-estar e da resistênciaCadernos sobre o mal e O sujeito na contemporaneidade, todos pela editora Civilização Brasileira, tendo este último, lançado em 2013, recebido os Prêmios Jabuti e Biblioteca Nacional.

Leopoldo Fulgencio (Org.) – Professor do Instituto de Psicologia da USP. Autor dos livros: “O Método Especulativo em Freud” (EDUC, 2008); “Freud na Filosofia Brasileira” (em parceria com Simanke) (Escuta, 2004); A Fabricação do Humano (em parceria com Birman, Cunha e Kupermann) (Zagodoni, 2014). Dentre seus diversos artigos publicados, pode-se destacar: “Freud´s Metapsychologial Speculations” (International Journal of Psychoanalysis, 2005) e “Winnicott´s Rejection of the Basic Concepts of Freud´s Metapsychology” (IJP, 2007; artigo republicado no Anuário do IJP de 2008 em suas edições, organizadas por diferentes editores, em francês, português e espanhol).

Daniel Kupermann (Org.) – Professor doutor do Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), onde coordena o psiA – Laboratório de pesquisas e intervenções em psicanálise; bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq; psicanalista e autor de vários artigos publicados em revistas especializadas nacionais e estrangeiras, bem como dos livros Transferências cruzadas: uma história da psicanálise e suas instituições (editora Escuta), Ousar rir: humor, criação e psicanálise, e Presença sensível: cuidado e criação na clínica psicanalítica, ambos publicados pela editora Civilização Brasileira. É co-organizador de A fabricação do humano: psicanálise, subjetivação e cultura (Zagodoni).

Eduardo Leal Cunha (Org.) – Professor associado do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicologia Social da Universidade Federal de Sergipe. Psicólogo e psicanalisa, membro do Espaço Brasileiro de Estudos psicanalíticos e autor de vários artigos publicados em revistas especializadas e dos livros Indivíduo singular plural: a identidade em questão e o Adultério em dez lições.

Carolina Neumann de Barros Falcão Dockhorn

Christian Hoffmann

Daniel Menezes Coelho

Fábio Roberto Rodrigues Belo

Fátima Caropreso

Gustavo Henrique Dionisio

Isabel Fortes

Ivan Ramos Estevão

João Paulo F. Barretta

Julio Sergio Verztman

Mônica Medeiros Kother Macedo

Paulo de Carvalho Ribeiro

Richard Theisen Simanke

Simone Perelson