Campos Clínico, Educacional e Social – o Pensamento de Silvia Bleichmar

R$46.00

Em estoque

Consulte o prazo estimado e valor da entrega

Não sei meu CEP

Descrição

Páginas: 118            Formato: 16×23

Edição: 1ª                Ano: 2018

ISBN: 978-85-5524- 073-7

Resumo

Os trabalhos aqui reunidos têm como eixo os questionamentos e as derivações que a transmissão da experiência clínico/teórica de Silvia Bleichmar suscitou em seus autores. Os textos transitam pela metapsicologia da clínica, pela constituição do sujeito e abrem perspectivas para uma psicanálise implicada, debruçando-se sobre o sofrimento social, pois, afinal, a psicanálise se estende para além do consultório e atravessa, sem perder suas especificidades, as fronteiras dos campos educacional e social.

Índice

Apresentação (Rogéria Coutinho Brandani e Maria Cristina Perdomo)

  1. A Clínica das Impulsões e as Possibilidades de Simbolização (Maria Cristina Perdomo)
  2. Constituição Psíquica e Intervenções Clínicas na Infância: Reflexões (Rogéria Coutinho Brandani)
  3. Narcisismo Transvazante: Sobre a Singularidade do Encontro Adulto-Criança na Origem e na Situação Analítica (Lila Maria do Carmo Vidigal Meyer Dittmar)
  4. A Subjetividade nas Situações de Adoção (Maria Salete Abraão)
  5. Crianças que não Conseguem Esquecer: Clínica Psicanalítica com Crianças (Marcia Porto Ferreira )
  6. O Transtorno Na e Da Sala de Aula (Patricia Vieira)
  7. Quando o Pensamento se Esvai na Motricidade – A Clínica Psicanalítica da Desatenção e da Hiperatividade na Infância(Vera Blondina Zimmermann)
  8. Nossas Veias Ainda Abertas: Dolor País (Marta Quagli Cerruti)

Sobre as organizadoras

Rogéria Coutinho Brandani. Psicóloga formada pela Universidade de São Paulo- USP. Especialização em Psicologia Clínica de Orientação Dinâmica pelo HCFMRP/USP. Psicanalista pelo Departamento Formação em Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. Professora, Coordenadora do Fórum Clínico Permanente e Membro Efetivo do Departamento Formação em Psicanálise do Intitulo Sedes Sapientiae.

Maria Cristina Perdomo. Psicanalista. Psicóloga clínica, formada pela Universidade Nacional de La Plata (Argentina). Membro efetivo do Departamento de Formação em Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae (ISS). Professora e supervisora do Curso de Formação do ISS.