Conexões intersubjetivas: Vínculos virtuais na clínica psicanalítica com casais e famílias

R$54.00

Em estoque

Consulte o prazo estimado e valor da entrega

Não sei meu CEP
Categorias: ,

Descrição

Páginas: 160            Formato: 16×23

Edição: 1ª                 Ano: 2022

ISBN: 978-65-86711-65-3

Resumo:

Este livro surgiu com o impacto da mudança brusca no enquadramento da clínica com a pandemia da Covid-19. Apresenta temas atuais vivenciados no cotidiano dos psicanalistas de casais e famílias, no qual são relatados os desafios, as dificuldades, os ganhos, as perdas e os aprendizados nesta nova e, ao que parece, perseverante modalidade de atendimento, tanto no consultório privado como na clínica institucional.

Índice:

Apresentação (Renata Kerbauy e Alessandra Ciongoli)

  1. Setting mental na psicanálise de casal e família (David Léo Levisky)
  2. Clínica virtual – um desafio em tempos pandêmicos (Flávia Costa Strauch)
  3. Casais em pandemia: excesso de presença (Lisette Weissmann)
  4. O virtual e o negativo: reflexões sobre o atendimento remoto de casais (Fernanda Ribeiro Palermo)
  5. Novos vértices de observação no processo analítico virtual (Ruth Blay Levisky)
  6. O casal perante a tela: construções e manejo de setting analítico on-line (Ana Carolina de Moraes Silva e Maíra Bonafé Sei)
  7. A psicoterapia psicanalítica de casal: o que muda com o vídeo? (Mauro Hegenberg)
  8. Considerações sobre a prática da supervisão on-line em psicanálise de casal e família no contexto da pandemia de Covid-19 (Gislaine Mayo De Dominicis e Márcia Barone Bertilotti)
  9. Algumas reflexões em forma de diário (Manuela Porto)
  10. Atendimento on-line: o que mudou na dinâmica do grupo multifamiliar em um serviço ambulatorial? (Silvia Brasiliano e Maria Lucia de Souza Campos Paiva)
  11. O outro da tela. O outro que nos habita: breves considerações (Maria Inês Assumpção Fernandes)
  12. O (re)conhecimento da presença da intersubjetividade e do vínculo na clínica on-line (Maria Aparecida Quesado Nicoletti)
  13. A clínica psicanalítica on-line com casais e famílias: dilemas e construções na clínica institucional (Alessandra Ciongoli e Renata Kerbauy)

Sobre as organizadoras:

Alessandra Ciongoli. Psicóloga e Psicanalista. Especialista em Psicologia clínica e Psicoterapia breve psicanalítica de casal e família pelo Instituto Sedes Sapientiae. Mestranda em temas de psicologia na Universidade do Porto, Portugal. Terapeuta do Projeto Clínico NAPC (Núcleo de atendimento e Pesquisa da Conjugalidade e família) do Instituto Sedes Sapientiae.

Renata Kerbauy. Psicóloga. Psicanalista de casais e família. Professora no Instituto Sedes Sapientiae. Coordenadora do Projeto Clínico NAPC (Núcleo de Atendimento e Pesquisa da Conjugalidade e da Família) na clínica do Instituto Sedes Sapientiae. Coordenadora do Projeto Espaço Nômade da Associação Brasileira de Psicanálise de Casal e Família (ABPCF). Sócia-fundadora e professora do Espaço Psicanalítico Latino-Americano (EPLA – Brasil/Argentina / Uruguai e Espanha). Membro da Associação Internacional de Psicanalise de Casal e Família (AIPCF). Membro fundador da Associação Brasileira de Psicanálise de Casal e Família (ABPCF). Doutoranda em Psicologia.

 

Você também pode gostar de…