Desejo e Adição nas Relações de Consumo

R$39.00

Em estoque

Consulte o prazo estimado e valor da entrega

Não sei meu CEP

Descrição

Páginas: 144              Formato: 14×21

Edição: 1ª                Ano: 2011

ISBN: 978-85-64250-04-8

Resumo: Fundamentado na teoria psicanalítica, este livro tem o intuito de compreender o lugar ocupado pelo consumo em nossa dinâmica psíquica. Ele pode assim ser visto como via de construção e expressão subjetiva ou configuração possível para nossos desejos e fantasias. Mas também como armadilha que conduz à dependência ou adição. Propõe-se, na obra, que desejo e adição no consumo sejam respostas a dinâmicas culturais do mundo moderno. Em especial, é proposto que a cultura contemporânea provoca altos graus de excitação, muitas vezes canalizada em condutas aditivas.

Índice:

Parte 1

Capítulo 1 – Alguns modelos das ciências humanas para a compreensão do consumo

Capítulo 2 – Alguns aspectos do consumo na modernidadee na contemporaneidade

Parte 2

Capítulo 3 – O desejo

Capítulo 4 – A drogadição como paradigma das compulsões

Capítulo 5 – Sobre a ampliação do conceito de adição

Capítulo 6 – Algumas considerações sobre a clínica das adições

Parte 3

Capítulo 7 – Crédito acessível, consumo compulsivo

Capítulo 8 – Compulsividade e consumo na infância

Capítulo 9 – A felicidade das damas

Capítulo 10 – Shopaholics

Considerações finais

Sobre o autor:

Pedro Santi: Professor na graduação e mestrado profissional em Comportamento do Consumidor (MPCC) da ESPM; Professor do curso de Especialização em Teoria Psicanalítica da COGEAE, PUC-SP; Professor de Especialização em Cultura Material e Consumo na ECA, USP. Líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) “Eu e o outro na cidade”. Possui Pós-doutorado em Comportamento do Consumidor, na ESPM. Doutor em Psicologia Clínica pela PUC-SP. Mestre em Filosofia pela USP. Psicólogo pela PUC-SP. Autor de “Existir na cidade. Os contornos de si no (des)encontro com o outro” (org.) (Zagodoni, 2018); “Eu e o outro na cidade. Ensaios psicanalíticos” (Zagodoni, 2016); “Desejo e adição nas relações de consumo” (Zagodoni, 2011); “A crítica ao eu na Modernidade. Em Montaigne e Freud” (Casa do Psicólogo, 2003); “A construção do eu na Modernidade. Uma apresentação didática” (Holos, 1998); “Psicologia. Uma nova introdução”, em coautoria com Luis Cláudio Figueiredo (EDUC, 1997). Entres outros textos e artigos na área de psicanálise, consumo e subjetividade contemporânea.