Diversidade e Mal-Estar na Saúde: Modos de Cuidar

R$68.00

Em estoque

Consulte o prazo estimado e valor da entrega

Não sei meu CEP
Categorias: ,

Descrição

Páginas: 200            Formato: 16×23

Edição: 1ª                Ano: 2021

ISBN: 9786586711332

Resumo:

Estão aqui reunidos alguns trabalhos apresentados no XII Congresso da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar (SBPH), ocorrido em 2019. Seu objetivo principal é colocar em discussão a saúde e o cuidado a partir da perspectiva de trabalho, reconhecendo que a diversidade de indivíduos e dos grupos sociais são elementos que precisam ser considerados na construção de práticas, métodos e políticas públicas em saúde.

Índice:

Prefácio (Marcos Vinicius Brunhari / Maria Lívia Tourinho Moretto)

1. O cuidado psíquico no hospital: compromissos e incertezas (Karl-Leo Schwering)

2. As formas clínicas do mal-estar na saúde: modos de pensar e de cuidar (Maria Helena Fernandes)

3. A Psicanálise e a Saúde Pública no Brasil da Retomada (Christian Dunker)

4. O valor do choro no processo de elaboração da dor psíquica em situações de adoecimento (Maria Lívia Tourinho Moretto)

5. O tabu do choro e a vergonha do sujeito: a fome nas instituições de saúde (Karla Patrícia Holanda Martins)

6. “O choro do dono e o dono do choro”: Da interpretação à demanda analítica no hospital (Valéria de Araújo Elias)

7. Psicologia Hospitalar: passado e presente da especialidade (Glória Heloise Perez)

8. Morte com dignidade questões bioéticas (Maria Julia Kovács)

9. Cuidados Psicanalíticos em Cuidados Paliativos (Denise Regina Disaró)

10. O suicida subverte a ordem médica: efeitos iatrogênicos das palavras (mal)ditas (Soraya Carneiro Carvalho)

11. O ato suicida e suas vicissitudes (Marcos Vinicius Brunhari)

12. Envelhecimento, longevidade e hospitalização: desafios e impasses para o Psicólogo Hospitalar (Leopoldo Nelson Fernandes Barbosa / Silvia M. Cury Ismael)

13. Atenção à saúde do idoso e atenção básica à saúde: status atual (Kátia Jane Chaves Bernardo)

14. Método Canguru: Da intervenção a prevenção de psicopatologias em recém-nascidos de baixo peso (Marisa Beatriz Leonetti Marantes Sanchez)

15. Internação hospitalar mãe-bebê: paradigma (Nazaré Maria de Albuquerque Hayasida / Maura Nunes Pimentel de Carvalho)

16. Teletabagismo: Uma nova abordagem para programas de cessação de tabagismo (Ana Merzel Kernkraut / Alfredo Maluf Neto / Elton Yoji Kanomata / Thiago Amaro Machado)

17. Crescimento pós-traumático: o impacto de falar sobre os aspectos positivos de uma experiência traumática (Tânia Rudnicki)

18. Psicologia e povos indígenas: concepções e práticas de cuidado em saúde (Danilo Silva Guimarães)

19. Racismo Institucional no Contexto Hospitalar (Marilda Castelar / Hellen Maciel Santana / Thais Fontes Andrade / Kaike Costa Oliveira de Jesus)

20. Universalização e segregação na prática hospitalar (Vinicius Anciães Darriba)

21. A escuta das transidentidades e seu lugar no debate sobre o lugar do psicanalista na assistência à saúde (Eduardo Leal Cunha)

22. Despatologização e cisnormatividade na saúde: considerações transfeministas interseccionais (Viviane Vergueiro Simakawa)

23. O perigo da liquidez do trabalho da psicologia diante da demanda técnico científica (Claire Lazzaretti)

24. Quando o Trabalho na Saúde Adoece (Paula Costa Mosca Macedo)

25. As diversas facetas do mal-estar no hospital: desafios e propostas (Patricia Pereira Ruschel / Silvia M. Cury Ismael)

26. Etiquetas Médicas no Campo da Saúde Mental (André Luís Prado Dória)

27. Mal-Estar na Universidade: um diálogo sobre o neoliberalismo (Suely Aires)

Sobre os organizadores:

MARCOS VINICIUS BRUNHARI –Professor Adjunto do Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professor do Programa de Pós-graduação em Psicanálise da UERJ. Editor-chefe da Revista da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar (SBPH).

MARIA LÍVIA TOURINHO MORETTO – Psicanalista. Professora Titular do Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica do IPUSP. Presidente da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar. Coordenadora do Grupo de Trabalho “Psicanálise, Política e Clínica” da Associação Nacional de Pesquisas e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP). Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq. Autora de Abordagem Psicanalítica do Sofrimento nas Instituições de Saúde (Zagodoni), entre outros livros e artigos científicos.

GLÓRIA HELOISE PEREZ – Graduada em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da USP. Doutora em Psicologia Médica pelo Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Especialista em Psicossomática Psicanalítica pelo Instituto Sedes Sapientiae. Especialista em Psicologia Hospitalar pelo Instituto do Coração HCFMUSP. Membro do Conselho Consultivo da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar – SBPH (Presidente da SBPH no biênio 2017-2019). Membro do Departamento de Psicossomática Psicanalítica do Instituto Sedes Sapientiae. Membro do Grupo Brasileiro de Pesquisas Sándor Ferenczi. Diretora do Departamento de Psicologia da Sociedade de Cardiologia de São Paulo – SOCESP no biênio 1991-1993. Psicóloga chefe do Ambulatório do InCor HCFMUSP (de 1986 a 2015). Atualmente atua em consultório particular.

SHEYNA CRUZ VASCONCELLOS – Graduada em Psicologia pela UFBA (1998). Mestre em Família na Sociedade Contemporânea. Especialista em Psicologia Hospitalar. Especialista em Teoria da Clínica Psicanalítica (UFBA). Aprimoramento no Instituto Gerar: psicanálise, perinatalidade e parentalidade (SP).