Oferta!

Efeitos da Pandemia e Ética do Cuidado na Saúde

R$49.00

Em estoque

Consulte o prazo estimado e valor da entrega

Não sei meu CEP

Descrição

Páginas: 184            Formato: 16×23

Edição: 1ª                Ano: 2023

ISBN:978-65-86711-88-2

Resumo:

O impacto da pandemia na nossa saúde psicológica e emocional é algo que não podemos ignorar e, assim, este livro tem como objetivo apresentar reflexões, relatos e experiências de profissionais relacionados ao sofrimento emocional decorrente da pandemia, sendo que a assistência à saúde é um aspecto essencial para minimizar seu impacto na vida das pessoas. A atenção à saúde mental e emocional assumiu prioridade e trouxe diversos desafios, por exemplo, a importância do autocuidado, de estratégias para lidar com o luto e o sofrimento de pacientes, familiares e profissionais de saúde.

Índice:

Prefácio (Leopoldo Babosa / Ana Merzel Kernkraut / Marcos Vinícius Brunhari / Maria Lívia Tourinho Moretto)

  1. A pulsão de morte como conceito político (Christian Dunker)
  2. Ter uma doença e cuidar de si mesmo: a ética do self-care (Karl-Leo Schwering)
  3. Pensar o vínculo cuidador: uma construção polifônica (Georges Gaillard)
  4. Atuação do psicanalista em emergência de saúde pública: o projeto Achar Palavra e seus efeitos (Layla Raquel Silva Gomes / Maria Lívia Tourinho Moretto / Marcus Vinícius Rezende Fagundes Netto / Thaís da Silva Pereira / Paula Maia Peixoto Camargo / Alyne Lopes Braghetto Batista)
  5. Luto e sofrimento nos hospitais em tempos de pandemia – ou o que a pandemia nos ensinou (Anna Carolina Lo Bianco / Camila C. Chafic Haddad / Jamille Lima dos Santos / Priscila Mignot Melo / Raquel Cristina Boff)
  6. O luto pré e pós-Covid-19 (Maria Helena Pereira Franco)
  7. Intervenções mediadas pela Internet no hospital: olhando para trás e seguindo adiante (Leopoldo Barbosa / Eduardo Falcão / Paulo César Gomes)
  8. Reflexões sobre a estratégia de formação nacional para a psicologia hospitalar na primeira fase de resposta à Covid-19 (Débora da Silva Noal / Bruno Fernandes Borginho / Layla Raquel Silva Gomes / Ionara Vieira Moura Rabelo / Ana Cecília Andrade de Moraes Weintraub / Verônica Erthal / Adriana Silveira Cogo / Lara Gonçalves Coelho)
  9. Revistas científicas: visibilidade, internacionalização, impacto e valor em tempos da Covid-19 (Maria Imaculada Cardoso Sampaio)
  10. A experiência do paciente e o cuidado centrado na pessoa em tempos de pandemia (Ana Merzel Kernkraut)
  11. Ética do autocuidado na pandemia (Glória Heloise Perez / Claire Lazzaretti)
  12. Desgaste psicológico dos profissionais de saúde no contexto da Covid-19 (Paula Macedo / Tania Rudnicki)
  13. A psicanálise inserida no contexto de hospitalização por Covid-19: da transferência ao desejo do analista (Vinicius Anciães Darriba / Paula B. Ribeiro)
  14. A necropolítica como questão para a psicanálise em tempos de Covid-19 (Marcos Vinicius Brunhari)
  15. Reflexões a respeito do princípio da autonomia e tomada de decisões nos cuidados paliativos com paciente portador de deficiência intelectual (Júnia Maria Campos Lara / Juliana Padilha / Carla de Carvalho Sousa)

Sobre os organizadores:

Marcos Vinicius Brunhari – Professor Adjunto do Departamento de Psicanálise do Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Membro do Programa de Pós-graduação em Psicanálise da UERJ. Coordenador do Laboratório de Pesquisa e Extensão em Psicanálise e Saúde (LaPSa-UERJ). Membro do GT – Psicanálise, política e cultura da Associação Nacional de Pesquisas e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP). Procientista UERJ.

Maria Lívia Tourinho Moretto – Psicanalista. Professora Titular e Chefe do Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP). Orientadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica do IPUSP. Coordenadora do Laboratório de Pesquisa “Psicanálise, Saúde e Instituição” do IPUSP. Editora-Chefe da Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental. Ex-presidente da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar. Membro do Grupo de Trabalho “Psicanálise, Política e Clínica” da Associação Nacional de Pesquisas e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP). Bolsista de Produtividade em Pesquisa pelo CNPq. Autora de Abordagem Psicanalítica do Sofrimento nas Instituições de Saúde (Zagodoni).

Ana Merzel Kernkraut Mestre em Ciências da Saúde pela Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein (FICSAE). MBA em Gestão de Saúde pelo Einstein – Insper. Formação em Psicodrama pela Escola Paulista de Psicodrama. Especialização em Psicologia da Infância pela UNIFESP. Bacharel e Licenciatura em Psicologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, USP. Coordenadora do Programa e do Curso de Pós-graduação em de Experiência do Paciente do Hospital Israelita Albert Einstein. Presidente da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar (2022-2023).

Leopoldo Barbosa – Especialista em Psicologia Hospitalar (Santa Casa-SP). Doutor em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento (UFPE). Pós-doutorado em Ciências da Saúde (UFRN). Psicólogo e preceptor da equipe de saúde mental do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira – IMIP. Professor da graduação e pós-graduação e coordenador do Mestrado Profissional em Psicologia da Saúde da Faculdade Pernambucana de Saúde – FPS.

 

Você também pode gostar de…