Entre muros, espelhos e dilemas

R$89.00

Em estoque

Consulte o prazo estimado e valor da entrega

Não sei meu CEP

Descrição

Entre muros, espelhos e dilemas: Os possíveis diálogos entre as Psicanálises e a Terapia Comportamental Dialética na clínica com o paciente borderline

Páginas: 376            Formato: 16×23

Edição: 1ª                Ano: 2021

ISBN: 978-65-86711-24-0

Resumo:

Desde o início descrito como “paciente difícil”, “manipulador” “carente” e intratável, o sujeito borderline representa um enigma e desafio para profissionais psis desamparados diante dos entraves nas teorias, nas práticas diagnósticas e nos tratamentos clássicos de suas épocas. Nesta obra, a autora apresenta questionamentos acerca das formas de manejo psicanalítico no atendimento com o paciente borderline, fomentando e potencializando diálogos entre as Psicanálises e a Terapia Comportamental Dialética, com vistas à singularização e à expansão da escuta para os extramuros instituídos.

Índice:

Apresentação

  1. As tramas da loucura e a nova subjetividadeborderline
  2. Borderline: o desenvolvimento de um conceito
  3. A constituição de sujeito na psicanálise
  4. Os casos inclassificáveis
  5. Aspectos psicodinâmicos do sujeitoborderline
  6. A clínicaborderline: tratamentos e técnicas terapêuticas
  7. Apropriação de técnicas DBT na psicanálise
  8. Considerações finais

Referências

Sobre a autora:

Júlia Benvenutti Gerotto é psicóloga graduada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Diálogos entre campos da Psicologia despertam-lhe grande interesse, dedicando-se a pesquisas e projetos nas áreas de psicanálise, neurociências e psicologia social. Ex-atleta de natação pela seleção brasileira, iniciou sua graduação no curso de Comunicação na Universidade de Kentucky, quando então nasceu a aspiração ao estudo da psicologia e à vida acadêmica. Foi bolsista Fapesp de Iniciação Científica durante o período 2018-2019 e PIBIC-Mackenzie em 2019-2020.