Descrição
Páginas: 176 Formato: 16×23
Edição: 1ª Ano: 2017
ISBN: 9788555240362
Resumo:
Este livro abrange as diversas modalidades do cuidado, partindo das concepções que regiam a técnica psicanalítica – como a abstinência no campo transferencial e o primado da interpretação – as quais cederam gradativamente lugar, na história da constituição do campo psicanalítico, a um estilo clínico caracterizado pelo privilégio atribuído aos princípios para uma ética do cuidado em psicanálise: a hospitalidade, a empatia e a saúde do analista.
Índice:
Apresentação e agradecimentos
Parte 1 – Estilos do cuidado
- Princípios para uma ética do cuidado em psicanálise: hospitalidade, empatia e Saúde do analista
- A maldição egípcia e as modalidades de intervenção clínica em Freud, Ferenczi e Winnicott
- A “desautorização” em Ferenczi: do trauma sexual ao trauma social
- Trauma, sofrimento psíquico e cuidado na psicologia hospitalar
Parte 2 – Psicanálise, instituições e cultura
- Humor, desidealização e sublimação na psicanálise
- Quem quer ser senhor da sua própria casa?
- Sobre a produção psicanalítica e os cenários da universidade
Parte 3 – Retorno às origens e ao originário
- O poder da palavra e a origem do pensamento freudiano
- A criança, o infantil e o que o psicanalista (não) sabe
- Sobre o final de análise com crianças e adolescentes
Sobre o autor:
Daniel Kupermann, professor Livre-Docente do Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), onde coordena o psiA – Laboratório de pesquisas e intervenções em psicanálise; bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq; psicanalista e autor de vários artigos publicados em revistas especializadas nacionais e estrangeiras, bem como dos livros Estilos do Cuidado (Zagodoni); Transferências cruzadas: uma história da psicanálise e suas instituições (Escuta), Ousar rir: humor, criação e psicanálise, e Presença sensível: cuidado e criação na clínica psicanalítica (Civilização Brasileira). É co-organizador de A fabricação do humano e Amar a si mesmo e amar o outro (Zagodoni).