Oferta!

Existir na cidade os contornos de si no (des)encontro com o outro

R$20.00

Em estoque

Consulte o prazo estimado e valor da entrega

Não sei meu CEP

Descrição

 Páginas: 220            Formato: 16×23

Edição: 1ª                Ano: 2018

ISBN: 978-85-5524-078-2

Resumo

Nesta obra, o “eu” pode estar presente como pronome ou substantivo, lido de campos teóricos distintos. “Outro” pode denominar uma outra pessoa, mas também diversas figuras de alteridade e diferença: o mundo material, ou aquilo que nos é estranho, ou aquilo que estranhamos em nós mesmos; ou ainda algo que requer um neologismo. Este outro em sua simples existência nos afeta; é neste campo das afecções, e dos afetos, que ao mesmo tempo provocamos por nossa simples existência, que ganhamos e oferecemos contornos uns aos outros.

Índice

– Apresentação (Clarissa Sanfelice Rahmeier e Pedro de Santi)

– Homem-fronteira e Identidade: Desafios da construção identitária na atualidade (Mariana Malvezzi)

– Narrativas de si: suas particularidades e relações com processo identitário (Walfredo Ribeiro de Campos Junior)

– Do estranhamento na cidade: a emaltema urbana (Paulo Niccoli Ramirez)

– A intolerância de sempre e a de hoje: uma leitura psicanalítica (Pedro de Santi)

– As ligações sem fio no consumo contemporâneo. Análise da relação do sentimento de solidão na sociedade do consumo desenfreado (Carolina Peters Ferrão e Pedro de Santi)

– Vida e trabalho: reflexões sobre ética e cultura brasileira (Fred Lucio)

– Eu e o Outro no trabalho: Ora falando sem parar, ora mudos, ora sem sermos escutados, mas juntos. Juntos? (Victor de La Paz Richarte Martinez)

– Criatividade nas empresas e na cidade: explorando as condições para inovação na sociedade (Flávio De Marchi Cano e Flávia Feitosa Santana)

– A parte que falta: Da inspiração de um conto infantil aos estudos de uma habilidade essencial, a empatia (Carolina Peters Ferrão e Vanessa Clarizia Marchesin)

– Existir-para-os-outros e existir-para-si: as coisas do trabalho como significantes da condição humana na cidade (Clarissa Sanfelice Rahmeier)

– Partilha de olhares e encontro de liberdades: a experiência do outro em um grupo de leitura (Guilherme Mirage Umeda)

– Docência: em busca de uma pedagogia de encontro (Leslie Marko)

– Imaginação moral e a vida na cidade (Christiane Coutheux Trindade)

Sobre os organizadores

Clarissa Sanfelice Rahmeier. Historiadora e arqueóloga. Professora da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP). Realizou estágio de pós-doutorado na UNICAMP. Doutora em História das Sociedades Ibéricas e Americanas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2007). Doutorado sanduíche (CNPq) na área de Cultura Material na University College London (2004-2005). Mestre em História das Sociedades Ibéricas e Americanas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002). Graduada em História pela Universidade Federal de Santa Maria (1997).

Pedro de Santi. Psicanalista. Professor: Graduação da ESPM; Especialização em Teoria Psicanalítica pela COGEAE, PUC-SP; Especialização em Cultura Material e Consumo pela ECA, USP. Pós-doutorado (em curso) em Comportamento do Consumidor, na ESPM. Doutor em Psicologia Clínica pela PUC-SP. Mestre em Filosofia pela USP. Psicólogo pela PUC-SP. Autor de Eu e o outro na cidade. Ensaios psicanalíticos (2016); Desejo e adição nas relações de consumo (2011). E outros livros e artigos na área de psicanálise, consumo e subjetividade contemporânea.