Frances Tustin: Nomeando o Inominável

R$43.00

Em estoque

Consulte o prazo estimado e valor da entrega

Não sei meu CEP

Descrição

Páginas: 144            Formato: 16×23

Edição1ª                Ano2015

ISBN978-85-5524-000-3

Resumo:

Frances Tustin foi uma psicoterapeuta inglesa de crianças de orientação psicanalítica que se dedicou por mais de 40 anos ao atendimento clínico e à pesquisa sobre os estados autísticos em crianças e adultos. Após anos de pesquisa sobre sua vida e obra, os autores buscaram sistematizar, de forma didática e clara, a sua produção teórica com o objetivo de oferecer ao leitor brasileiro um panorama geral de uma obra tão vasta e complexa. Que este livro possa servir de guia aos interessados em se aprofundar no enigmático universo dos estados primitivos da mente.

 

Índice:

Prefácio, por Célia Fix Korbivcher

Apresentação

1. O surgimento do conceito de autismo e suas repercussões na psicanálise

2. Das experiências pessoais às influências teóricas: construindo um pensamento original

3. Primeiros escritos (1951-1972)

4. Elaborações (1973-1989)

5. Revisões (1990-1994)

6. Considerações finais

Referências bibliográficas

 

Sobre os autores:

Juliana Araújo Ferreira

Psicóloga graduada pela Universidade de São Paulo (USP/Ribeirão Preto). Mestre em Psicologia e Sociedade pela Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista (UNESP/Assis).

 

Jorge Luís Ferreira Abrão

Doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP/SP). Livre-Docente e Professor Adjunto do Departamento de Psicologia Clínica da Faculdade de Ciências e Letras de Assis da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Autor dos livros A História da Psicanálise de Crianças no Brasil Virgínia Bicudo, além de diversos artigos sobre História da Psicanálise com Crianças no Brasil.