Guerra, catástrofe e risco: uma leitura interdisciplinar do trauma

R$44.00

Em estoque

Consulte o prazo estimado e valor da entrega

Não sei meu CEP

Descrição

Páginas: 128            Formato: 14×21

Edição: 1ª                Ano: 2018

ISBN: 978-85-5524-067-6

Resumo

“Este conjunto de articulações teóricas e políticas foi posto em evidência nos diferentes ensaios constitutivos desta obra, no qual a especificidade brasileira foi também colocada em destaque nos embates das práticas securitárias e da polícia no contexto social urbano, nas bordas existentes entre a guerra civil, o risco, a catástrofe e o trauma. Estas gramáticas da contemporaneidade foram, assim, problematizadas de forma densa e complexa.” (Joel Birman)

Índice

Apresentação – Gramáticas da contemporaneidade (Joel Birman)

  1. A questão da guerra em Freud (Joel Birman)
  2. A guerra ecológica: reflexão sobre a dimensão conflitual do homem com seu meio ambiente (Maud H. Devès)
  3. Estado de guerra global: exceção, medo e crueldade sobre a periferia no século XXI (Pedro Cláudio Cunca Bocayuva)
  4. Considerações sobre a morte na atual guerra da mundialização (Christian Hoffmann)
  5. Risco e futuro (Paulo Vaz)
  6. Corpos desaparecidos: guerra e resistência no Brasil (Fernanda Canavêz / Isabel Fortes / Regina Herzog / Simone Perelson)

Sobre os organizadores

Joel Birman. Professor titular do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor adjunto do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, além de pesquisador do CNPq. Médico e Psicanalista, é membro do Espaço Brasileiro de Estudos Psicanalíticos e do Espace Analytique, de Paris. É autor de diversos livros, publicados no Brasil e no exterior, dos quais se destacam: Mal-estar na AtualidadeArquivos do mal-estar e da resistênciaCadernos sobre o mal O sujeito na contemporaneidade (2013), tendo este último recebido os Prêmios Jabuti e Biblioteca Nacional.

Isabel Fortes. Professora adjunta da Pós-Graduação em Psicologia Clínica da PUC-Rio. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq, membro do Espaço Brasileiro de Estudos Psicanalíticos e autora de vários artigos publicados em revistas especializadas nacionais e estrangeiras e do livro A dor psíquica.