16. Hegel e Lacan: Cinco Conferências em Filosofia da Psicanálise

R$77.00

Fora de estoque

Avise-me quando chegar!

Descrição

Páginas: 280           Formato: 16×23

Edição: 1ª               Ano: 2022

ISBN:978-65-86711-70-7

Resumo:

Na evolução do pensamento filosófico de Bento Prado Jr, seu interesse pela psicanálise se insere entre seu trabalho inicial com Bergson e Rousseau e suas preocupações mais tardias, que incluem temas como as filosofias de Wittgenstein e Deleuze e a recepção do pensamento kantiano pela filosofia analítica do século XX. As conferências aqui reunidas resgatam uma página quase esquecida da contribuição fundamental do filósofo para a constituição e consolidação da área de pesquisa em filosofia da psicanálise no país. Embora transitório, seu diálogo com a psicanálise deixou suas marcas na evolução do pensamento filosófico de Bento Prado. Temas recorrentes em sua obra mais tardia, tais como “erro”, “ilusão”, “sonho”, “loucura” foram todos também explorados intensivamente pela psicanálise, desde suas origens em suas diversas tradições, assim como os problemas do eu, da identidade, do que significa ser sujeito, da coincidência ou não consigo mesmo.

Esta obra teve a edição, introdução, notas e ensaios críticos de Richard Theisen Simanke.

 

Índice:

Introdução, Richard Theisen Simanke

ENSAIOS CRÍTICOS, Richard Theisen Simanke

– Bento Prado Jr e a filosofia da psicanálise: uma visão de conjunto

– Do deslocamento da razão à descompressão ontológica: método e resultados de um percurso entre Lacan e Hegel

HEGEL E LACAN, Bento Prado Jr.

I. O deslocamento do eixo da razão na Fenomenologia do espírito

II. O estilo da dialética hegeliana (Primeira Parte)

III. O estilo da dialética hegeliana (Segunda Parte)

IV. A necessidade da luta entre as consciências

V. Os sobressaltos da dialética da intersubjetividade

Notas

Referências

 

Sobre os autores:

Bento Prado Jr. Filósofo, escritor, professor, crítico literário, tradutor e poeta. Foi professor do Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e professor emérito da Universidade de São Paulo (USP). Lecionou também na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Por seu trabalho em áreas como História da Filosofia, Filosofia da Mente e da Linguagem, Epistemologia da Psicologia e Psicanálise e Filosofia de Bergson, era considerado um dos mais importantes filósofos brasileiros.

Richard Theisen Simanke. Doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo. Professor Titular do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora – MG. Professor e orientador de Mestrado e Doutorado do PPG em Psicologia da UFJF. Bolsista de Produtividade em Pesquisa nível 1-D do CNPq. Autor, entre outros trabalhos, de A formação da teoria freudiana das psicoses, Metapsicologia lacaniana: os anos de formação e Entre o corpo e a consciência: ensaios de interpretação da metapsicologia freudiana.

 

Você também pode gostar de…