Incidências da Alteridade e do Sexual na Clínica Psicanalítica – Uma Abordagem Laplancheana (***Pré-venda)

R$67.00

Em estoque

Consulte o prazo estimado e valor da entrega

Não sei meu CEP
Categorias: ,

Descrição

(***PRÉ-VENDA – ENTREGA A PARTIR DE 10/3/24)

Páginas: 180            Formato: 16×23

Edição: 1ª                Ano: 2024

ISBN: 9788555241192

Resumo

Esta coletânea apresenta reflexões dos autores aqui reunidos sobre a compreensão psicanalítica em relação às sexualidades na contemporaneidade, cuja abrangência temática talvez tenha sido a de maior mudança na história do campo da psicanálise. Entre os temas abordados estão: o paradoxo das masculinidades, sociedade patriarcal, o ódio, repetir e perlaborar no traumático sexual, Édipo e a cena primária, o enigma nas mensagens do outro.

Índice

Apresentação (Felippe Lattanzio / Fábio Belo)

PARTE I – Ressonâncias do sexual

  1. Impasses diante das exigências passivas da pulsão e paradoxo das masculinidades a partir de um caso de disfunção sexual (Felippe Lattanzio)
  2. Do Édipo à cena primária: desejo, interdição e manutenção do enigma no processo analítico (Paulo de Carvalho Ribeiro)

PARTE II – Ressonâncias do arcaico

3. O atual na clínica: do clarão ao enigma nas mensagens do outro (Marta Rezende Cardoso)

4. Uma leitura da TSG à luz da clínica da melancolia (Laura Facury)

5. Ana, entre repetir e perlaborar: reação terapêutica negativa na reabertura do traumático sexual (Fernando Cézar Bezerra de Andrade)

6. E quando o homem não acessa a tradução, como ele é assujeitado pelo intraduzido? (Kenia Ballvé Behr)

PARTE III – Ressonâncias do ódio

7. Nos bastidores do ódio: a sombra irredutível e ameaçadora do outro. (Um aprofundamento da discussão sobre a tópica da clivagem) (Luiz Carlos Tarelho)

8. O problema do ódio e da submissão na clínica psicanalítica com mulheres: sobre o sentimento de culpa e a sociedade patriarcal (Camila Peixoto Farias)

Autores e Organizadores

FELIPPE LATTANZIO (org.) – Psicólogo clínico e Psicanalista. Doutor em Psicologia/Teoria Psicanalítica pela UFMG. Coordenador-Geral do Instituto Albam. Membro fundador do “Travessias – Percursos em Psicanálise”. Professor do Curso de Psicologia (FEAD), do Curso de Especialização em Teoria Psicanalítica (UFMG) e da Pós-Graduação em Psicologia Jurídica (PUC-Minas).

FÁBIO BELO (org.) – Psicanalista. Professor de Psicanálise no Departamento de Psicologia da UFMG. Professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia na UFMG. Coordenador do Projeto de Extensão “Conversas virtuais sobre Psicanálise”, no canal Youtube.com/fabiobelo76. Autor do livro Clínica Psicanalítica On-line (Zagodoni).

CAMILA PEIXOTO FARIAS

FERNANDO CÉZAR BEZERRA DE ANDRADE

KENIA BALLVÉ BEHR

LAURA FACURY

LUIZ CARLOS TARELHO

MARTA REZENDE CARDOSO

PAULO DE CARVALHO RIBEIRO

 

Você também pode gostar de…