Intervenção Psicanalítica na Escola (**Disponível nas lojas virtuais)

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Descrição

Páginas: 132            Formato: 17×17 cm

Edição: 1ª                Ano: 2020

ISBN: 9788555241147

Resumo

Este livro apresenta casos acompanhados pelo autor, por meio de sua experiência como diretor de escola e psicanalista, dentro do contexto escolar. No decorrer de seu percurso, o educador se depara com crianças que, por trás da queixa de dificuldade de aprendizagem, portam consigo um problema de cunho emocional e afetivo. E é esse olhar que enriquece a escuta mesmo fora do setting psicanalítico tradicional, fazendo com que a descrição de casos do autor possa nos ilustrar a realidade escolar vivida, assim como os seus mais diversos desdobramentos.

Índice

Apresentação da Série Prática Clínica

Apresentação da Obra

1. Por uma Pedagogia Viva (e Colorida)

2. O Caso Bruno Pensado à Luz da Teoria de Freud

3. Sándor Ferenczi e a Noção de uma Pedagogia com mais “Tato”

4. A Agressividade no Ambiente Escolar: Contribuições de Winnicott

5. Melanie Klein e o Conceito de Inveja no Espaço Escolar

Algumas Palavras Finais

Sobre o autor

Alexandre Patricio de Almeida é psicanalista, membro da International Winnicott Association (IWA). Mestre e doutor em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Autor de diversos artigos científicos e dos livros “Perto das trevas: a depressão em seis perspectivas psicanalíticas” (Blucher, 2022), e do best-seller “Psicanálise de boteco: o inconsciente na vida cotidiana” (Paidós, 2022), “Intervenção psicanalítica na escola” (Zagodoni, 2020), dentre outros. Criador do podcast “Psicanálise de boteco”. Atualmente, realiza um estágio de pós-doutorado na PUC-SP, trabalhando com a comparação das diferentes linhagens psicanalíticas. Publicou, recentemente, pela editora Blucher (2023), as obras: “Por uma ética do cuidado: volume 1 (Ferenczi) e volume 2 (Winnicott)”. Coordena a “Coleção Divã Democrático”, da Zagodoni.