Intervenção Psicanalítica na ESCOLA

R$39.00

Em estoque

Consulte o prazo estimado e valor da entrega

Não sei meu CEP

Descrição

Páginas: 132            Formato: 17×17 cm

Edição: 1ª                Ano: 2020

ISBN: 978-85-5524-114-7

Resumo

Este livro apresenta casos acompanhados pelo autor, por meio de sua experiência como diretor de escola e psicanalista, dentro do contexto escolar. No decorrer de seu percurso, o educador se depara com crianças que, por trás da queixa de dificuldade de aprendizagem, portam consigo um problema de cunho emocional e afetivo. E é esse olhar que enriquece a escuta mesmo fora do setting psicanalítico tradicional, fazendo com que a descrição de casos do autor possa nos ilustrar a realidade escolar vivida, assim como os seus mais diversos desdobramentos.

Índice

Apresentação da Série Prática Clínica

Apresentação da Obra

1. Por uma Pedagogia Viva (e Colorida)

2. O Caso Bruno Pensado à Luz da Teoria de Freud

3. Sándor Ferenczi e a Noção de uma Pedagogia com mais “Tato”

4. A Agressividade no Ambiente Escolar: Contribuições de Winnicott

5. Melanie Klein e o Conceito de Inveja no Espaço Escolar

Algumas Palavras Finais

Sobre o autor

Alexandre De Almeida

  • Psicanalista e psicopedagogo.
  • Diretor de escola da rede particular de São Paulo.
  • Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP (bolsista CAPES) e doutorando pelo mesmo programa.
  • Professor dos cursos de Pedagogia e Psicologia da Universidade Paulista (UNIP).
  • Professor convidado da Pós-graduação em Psicanálise Clínica da UNIFEV.
  • Autor do livro “Psicanálise e educação escolar: contribuições de Melanie Klein” (Zagodoni, 2018).
  • Atua em consultório particular.