Introdução a uma clínica diferencial das psicoses – 2a.ed.

R$44.00

Em estoque

Consulte o prazo estimado e valor da entrega

Não sei meu CEP

Descrição

Páginas: 144               Formato: 16×23

Edição: 2ª                  Ano: 2013

ISBN: 978-85-64250-64-2

Resumo: Contardo Calligaris interroga a clínica psicanalítica para propor uma abordagem da psicose que assegure ao sujeito psicótico uma escuta e, eventualmente, uma cura à altura da Psicanálise. Neste livro, ele apresenta alguns aspectos importantes para reflexão dessa temática, como: discriminar, no cotidiano da clínica, estrutura e crise psicóticas; articular os tempos da crise, situando o delírio na sua função autoterapêutica; delinear um critério que permita distinguir as diferentes psicoses além dos dados fenomenológicos; descrever os momentos da transferência psicótica e, nela, os lugares, o espaço e o alcance da ação do analista.

Índice:

Apresentação à 2a. Edição

Liminar

  1. A estrutura psicótica fora de crise
  2. Desencadeamento e evolução da crise
  3. Diferenciação das psicoses
  4. A transferência psicótica
  5. Discussão de um caso
  6. Análise com pacientes psicóticos
  7. Viático

Sobre o autor:

Contardo Calligaris

Doutor em Psicologia e psicanalista, nasceu na Itália e formou-se na Suíça e na França, onde viveu quase 20 anos. Foi membro da Escola Freudiana de Paris, membro fundador da Associação Freudiana e da Associação Psicanalítica de Porto Alegre. Foi professor assistente na Universidade de Genebra e no Departamento de Psicanálise da Universidade de Paris VIII até 1981.

Radicou-se no Brasil no fim da década de 1980. De 1994 a 2004, ele viveu e clinicou nos Estados Unidos – onde lecionou na New School for Social Research, em Nova York, e na Universidade da Califórnia em Berkeley. Hoje, está de volta a São Paulo, local onde atende.

Contardo também é colunista semanal da Folha de S.Paulo desde 1999. É autor de diversos artigos científicos e livros, como “Adolescência” (2001) e “Cartas a um Jovem Terapeuta” (2007). Publicou duas coletâneas de crônicas: “Terra de Ninguém” (2004) e “Quinta-Coluna” (2008) e dois romances: “O Conto do Amor” (2008) e “A Mulher de Vermelho e Branco” (2011).