Licenciatura em Psicologia. Temas Atuais

R$55.00

Em estoque

Consulte o prazo estimado e valor da entrega

Não sei meu CEP
Categoria:

Descrição

Páginas: 160               Formato: 16×23

Edição: 1ª                Ano: 2013

ISBN: 9788564250680

Resumo: Esta obra se apresenta num contexto bastante específico da educação nacional: as novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a graduação em Psicologia. Assim, a elaboração deste livro resulta no debate de pesquisadores e professores que trabalham e refletem sobre a educação brasileira, motivados por muitas interrogações práticas e teóricas, tais como: a Psicologia seria importante para a educação? A Universidade está comprometida com os saberes e a pesquisa ou com as demandas de mercado? Em que concepção de educação caberia a Psicologia? Devemos ensinar psicologia no Ensino Médio? Que psicologia ensinar?

Índice:

  1. Psicologia e educação para os direitos humanos (Carlos César Barros)
  2. Ensinando Psicologia: Elementos para uma História sobre o Professor de Psicologia e a Licenciatura (Sérgio Dias Cirino / Rodrigo Lopes Miranda)
  3. O Ensino de Psicologia: a imagem escura de uma profissão difusa (Leny Magalhães Mrech)
  4. O Ensino de Psicologia: o cenário atual (Ana Cristiana da Silva Amado)
  5. Ensino de Psicologia em Escolas Técnicas de Nível Médio: Por quê? Para quê? Para quem? (Angelina Pandita-Pereira)
  6. Indagações sobre Estágios na Licenciatura em Psicologia. Como? Quando? Onde? (Sergio Dias Cirino / Merie Bitar Moukachar)
  7. Contribuições da Psicologia Experimental para a Licenciatura em Psicologia: Enfoque na Relação entre Neurociência e Educação (Mirella Gualtieri / Dora Fix Ventura)
  8. Licenciatura em Psicologia: A Experiência do IPUSP (Adriana Marcondes Machado / Marie Claire Sekkel)

Sobre os autores: 

Marie Claire Sekkel (org.) – Docente do Instituto de Psicologia da USP e orientadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano. Doutora e Mestre em Psicologia pela USP. Graduada em Psicologia pela PUCSP. Interesses de pesquisa: psicologia escolar, educação inclusiva, formação de professores.

Carlos César Barros (org.) – Doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo; Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo; docente do Departamento de Ciências Humanas e Filosofia da Universidade Estadual de Feira de Santana, onde coordena o Colegiado do Curso de Graduação em Psicologia.

Adriana Marcondes Machado

Ana Cristina da Silva Amado

Angelina Pandita-Pereira

Dora Fix Ventura

Leny Magalhães Mrech

Merie Bitar Moukachar

Mirella Gualtieri

Rodrigo Lopes Miranda

Sérgio Cirino