Melanie Klein Além da Clínica: Contribuições à Educação Escolar

R$59.00

Fora de estoque

Avise-me quando chegar!

Descrição

Páginas: 176               Formato: 16×23

2ª edição revista e ampliada

Ano: 2022                    ISBN: 978-65-

Resumo:

Como pensar as contribuições do pensamento kleiniano além do território demarcado pela prática clínica? Este livro se propõe a discutir a intersecção entre dois paradigmas divergentes: a teoria psicanalítica e a educação. O diferencial dele consiste, sobretudo, na escolha do autor em trabalhar com as ideias de Melanie Klein – uma pensadora pouco explorada no campo pedagógico. Nesse sentido, essa obra desperta inquietações sobre o pensar e o fazer educacional (e analítico).

Índice:

Prefácio, Alfredo Naffah Neto

Prólogo, Daniel Kupermann

Introdução: as origens do livro

  1. A urgência de falar sobre psicanálise e educação
  2. Melanie Klein além do cenário clínico
  3. O desenvolvimento psíquico kleiniano
  4. Relendo “Inibição, sintoma e angústia” com Klein
  5. O que aprendemos com o caso Dick?
  6. As diversas faces da identificação projetiva
  7. Inveja e gratidão no terreno escolar
  8. Considerações finais

Sobre o autor:

Alexandre Patricio de Almeida é psicanalista. Mestre e doutorando em Psicologia Clínica pela PUC-SP. Membro do Instituto Brasileiro de Psicanálise Winnicottiana (IBPW) e da International Winnicott Association (IWA). Autor de diversos artigos científicos e livros, dentre eles Intervenção psicanalítica na escola (Zagodoni, 2020) e Perto das trevas: a depressão em seis perspectivas psicanalíticas (Blucher, 2022). Criador do podcast Psicanálise de boteco (que em 2021 se manteve entre os 100 mais ouvidos do país no Spotify).