Descrição
Páginas: 176 Formato: 16×23
2ª edição revista e ampliada
Ano: 2022 ISBN: 978-65-
Resumo:
Como pensar as contribuições do pensamento kleiniano além do território demarcado pela prática clínica? Este livro se propõe a discutir a intersecção entre dois paradigmas divergentes: a teoria psicanalítica e a educação. O diferencial dele consiste, sobretudo, na escolha do autor em trabalhar com as ideias de Melanie Klein – uma pensadora pouco explorada no campo pedagógico. Nesse sentido, essa obra desperta inquietações sobre o pensar e o fazer educacional (e analítico).
Índice:
Prefácio, Alfredo Naffah Neto
Prólogo, Daniel Kupermann
Introdução: as origens do livro
- A urgência de falar sobre psicanálise e educação
- Melanie Klein além do cenário clínico
- O desenvolvimento psíquico kleiniano
- Relendo “Inibição, sintoma e angústia” com Klein
- O que aprendemos com o caso Dick?
- As diversas faces da identificação projetiva
- Inveja e gratidão no terreno escolar
- Considerações finais
Sobre o autor:
Alexandre Patricio de Almeida é psicanalista. Mestre e doutorando em Psicologia Clínica pela PUC-SP. Membro do Instituto Brasileiro de Psicanálise Winnicottiana (IBPW) e da International Winnicott Association (IWA). Autor de diversos artigos científicos e livros, dentre eles Intervenção psicanalítica na escola (Zagodoni, 2020) e Perto das trevas: a depressão em seis perspectivas psicanalíticas (Blucher, 2022). Criador do podcast Psicanálise de boteco (que em 2021 se manteve entre os 100 mais ouvidos do país no Spotify).