O Brincar na Terapia Ocupacional (** Disponível nas lojas virtuais)

R$47.00

Fora de estoque

Avise-me quando chegar!

Categoria:

Descrição

Páginas: 176           Formato: 16×23
Edição1a.              Ano2012
ISBN: 9788564250253
Resumo:
Este livro aborda algumas experiências do percurso profissional da autora na clínica da terapia ocupacional, mais especificamente no atendimento às pessoas que têm doenças, lesões neurológicas ou sofreram acidentes com consequências no sistema neurológico. Embora a obra traga cenas de atendimentos de crianças, as discussões sobre a terapia ocupacional também são decorrentes da prática clínica com pessoas em outros momentos do ciclo da vida, sendo descritas situações vivenciadas com adolescentes, adultos e idosos. Com base nos acontecimentos da clínica, este livro foi escrito com a perspectiva de se refletir sobre os procedimentos da terapia ocupacional com a população de pessoas com alterações neurológicas.

Índice:
1. Introdução: a comunicação na relação terapêutica: o que a criança tem a dizer
2. O brincar, a criança com deficiência e a terapia ocupacional: as produções científicas
3. Brincadeira e cultura: produção no cotidiano
4. O brincar e o ingresso na realidade compartilhada: o lugar da criatividade
5. Também quero brincar: a criança com deficiência física
6. Trajetória da investigação: das necessidades das crianças à construção do conhecimento e ao retorno às ações na clínica
7. Meu nome, seu nome e o que aconteceu? O início de uma história na terapia ocupacional
8. Proposição de experiências na área do brincar com diferentes complexidades: ensino, contorno e reconhecimento
9. Atividades e participação social
10. Considerações finais
Referências
 

Sobre a autora:

Marisa Takatori é graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade de São Paulo. Especialista no Método Terapia Ocupacional Dinâmica pelo Centro de  Especialidades em Terapia Ocupacional (CETO-SP). Mestre em Psicologia na área de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Doutora em Ciências pelo Programa de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Docente do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu “Terapia Ocupacional: Uma Visão Dinâmica em Neurologia” (Lins e São Paulo). Terapeuta Ocupacional da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo.