O Primordial no Homem Moderno

R$120.00

Em estoque

Consulte o prazo estimado e valor da entrega

Não sei meu CEP
Categorias: ,

Descrição

Páginas: 192            Formato: 23×30

Edição: 1ª                Ano: 2022

ISBN: 978-65-86711-57-8

Resumo

Neste livro, a arte é uma forma própria de se apreender os aspectos psíquicos que resistem aos processos de simbolização racional. Podemos inferir, então, que a arte de Egas Francisco busca tornar visível o invisível e que a arte de Isac Karniol busca escutar o indizível, tentando compartilhar um esboço de nomeação. O livro, as pinturas, as narrativas, os desenhos, organizados por Patrícia Karniol, são o testemunho de algo muito maior, e que nos escapa. A arte, enquanto busca, nunca cessa de buscar. É um lugar entre o possível e a impossibilidade. Assim, são apresentados esboços e considerações com os quais os autores abordam as produções de Egas, a interligação entre a arte e diversas analogias que podem ser feitas com outras aproximações para uma compreensão mais ampla do funcionamento mental.

Índice

O Primordial no Homem Moderno

Introdução

Sessões

Discussão e conclusão

Referências

Sobre os autores

Isac Germano Karniol – Professor titular do Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP – SP). Médico Assistente do Hospital Vera Cruz de Campinas (SP). Psicanalista Associado da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo e Especialista em Psiquiatria pela Associação Brasileira de Psiquiatria.

Patrícia S. Lopes Karniol – Psicóloga clínica. Especialista em Psicanálise pela Universidade de São Paulo (USP). Membro filiada da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo. Psicóloga colaboradora do Hospital Vera Cruz de Campinas (SP).

Você também pode gostar de…