Por que Laplanche?

R$46.00

Em estoque

Consulte o prazo estimado e valor da entrega

Não sei meu CEP

Descrição

Páginas: 132          Formato: 16×23

Edição: 1ª              Ano: 2017

ISBN: 978-85-5524-053-9

Resumo:

Esta obra da Coleção Grandes Psicanalistas apresenta ao leitor as principais coordenadas da obra de Laplanche, e também a situa em nosso tempo e em nosso contexto cultural. Os autores trazem suas abordagens sobre este grande psicanalista a fim de nos revelar o seu lugar e a sua inserção no campo psicanalítico – sua filiação singular ao pensamento freudiano –, bem como indicar de que maneira o contato com suas ideias contribui para o entendimento dos problemas que nossa época suscita e para a clínica do mal-estar contemporâneo.

Índice:

Introdução. Por que Laplanche?

O descentramento do ser humano e o realismo do inconsciente na teoria laplancheana

Vida e morte no segundo dualismo pulsional

Repensando o trauma e o intraduzível com Jean Laplanche

Gênero, sexo e enigma no sexual de Jean Laplanche

Breve biografia de Jean Laplanche

Sobre os autores:

Paulo de Carvalho Ribeiro. Médico, Psicanalista, Doutor em psicanálise (Universidade Paris VII, França) Professor Associado da UFMG (Departamento de Psicologia e Programa de Pós-Graduação em Psicologia). Autor de vários artigos e dos livros O Problema da identificação em Freud: recalcamento da identificação feminina primária (2000) e Imitação: seu lugar na psicanálise (2011).

Maria Teresa Melo Carvalho. Psicanalista, Doutora em Psicanálise (Universidade de Paris VII) e professora do curso de Especialização em Teoria Psicanalítica da UFMG. Autora de vários artigos e do livro Paul Federn – une autre voie pour la théorie du moi (Paris: Presses Universitaires de France, 1996). Coautora do livro Imitação: seu lugar na psicanálise (2011).

Marta Rezende Cardoso. Psicóloga. Psicanalista. Doutora em Psicopatologia Fundamental e Psicanálise (Universidade Paris Diderot, França). Professora Associada da UFRJ (Instituto de Psicologia: Departamento de Psicologia Clínica e Programa de Pós-Graduação em Teoria Psicanalítica). Membro da Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental. Bolsista de produtividade do CNPq. Autora de vários artigos e dos livros Superego (2002) e Entre o eu o outro: espaços fronteiriços (em coautoria com Claudia Amorim Garcia, 2010).

Luiz Carlos Tarelho. Psicanalista, Doutor em Psicanálise (Universidade de Paris VII) e professor do curso de Especialização “O sujeito e suas formas de subjetivação” do INCURSOS. Autor de vários artigos e do livro Paranoïa et théorie de la séduction généralisée (1999; traduzido para o espanhol com o título Paranoia y teoria de la seducción generalizada, em 2004).