Práticas grupais na infância: perspectiva psicanalítica

R$39.00

Em estoque

Consulte o prazo estimado e valor da entrega

Não sei meu CEP

Descrição

Páginas: 144             Formato: 14×21

Edição: 1ª                Ano: 2016

ISBN: 978-85-5524-026-3

Resumo:

Este livro reúne trabalhos inéditos de vários profissionais de diferentes universidades (UEL, UNESP, UFSCAR), e também de serviços públicos de saúde, a fim de apresentar possibilidades de atenção especialmente à infância e à adolescência, sob diferentes perspectivas grupais, seja a partir de grupo com pais, com gestantes, com professores e/ou com crianças. Os autores apresentam suas experiências de investigação e intervenção, a partir do referencial psicanalítico, descrevendo a forma como foram concebidas e desenvolvidas em sua atuação com os diversos grupos em questão.

Índice:

Prefácio

Apresentação

  1. 1. A psicanálise na clínica ampliada: estratégias para o acolhimento de crianças com transtorno do espectro do autismo (Jorge Luís Ferreira Abrão)
  2. Gestar um bebê e “gestar” um grupo com grávidas e acompanhantes em Unidade Básica de Saúde (Diana Pancini de Sá Antunes Ribeiro; Mariana Paschoal Martins; Natália A. Lópes; Larissa Garcia Ponce)
  3. Potencializando vínculos afetivos no acolhimento a recém-nascidos: uma experiência de grupo com cuidadores (Andreia Sanchez Garcia; Diana Pancini de Sá Antunes Ribeiro)
  4. Reflexões em psicologia na prática com mães de bebês prematuros: relato de experiência (Maria Luísa Louro de Castro Valente; Helena Rinaldi Rosa)
  5. Práticas grupais com crianças: uma proposta para a atenção básica (Maíra Bonafé Sei)
  6. Grupos com pais: uma experiência em educação infantil (Mary Yoko Okamoto)
  7. Infância saudável e suas bases na família (Amanda Candeloro Cunha; Marilia Gonçalves)

Sobre os autores/organizadores: 

Diana Pancini de Sá Antunes Ribeiro

Professora Assistente Doutora do Departamento de Psicologia Clínica da FCL da UNESP de Assis; Mestre em Psicologia Clínica pela USP  São Paulo; Doutora em Psicologia como Ciência e Profissão pela PUC-Campinas. Membro do Grupo de Pesquisa CNPq Figuras e Modos de Subjetivação no Contemporâneo. Chefe do Departamento de Psicologia do Curso de Psicologia da UNESP de Assis.

Jorge Luis Ferreira Abrão

Doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP/SP). Livre-Docente e Professor Adjunto do Departamento de Psicologia Clínica da Faculdade de Ciências e Letras de Assis da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Autor dos livros A História da Psicanálise de Crianças no Brasil e Virgínia Bicudo: a trajetória de uma psicanalista brasileira. Além de diversos artigos sobre a História da Psicanálise com Crianças no Brasil.

Coautores:

Amanda Candeloro Cunha

Andreia Sanches Garcia

Helena Rinaldi Rosa

Larissa Garcia Ponce

Maíra Bonafé Sei

Mariana Paschoal Martins

Maria Luísa Louro de Castro Valente

Marilia Gonçalves

Mary Yoko Okamoto

Natália Aparecida Lópes