Psicanálise e Resiliência

R$56.00

Em estoque

Consulte o prazo estimado e valor da entrega

Não sei meu CEP

Descrição

Páginas: 196          Formato: 16×23

Edição: 1ª              Ano: 2021

ISBN: 9786586711295

Resumo:

Por que estudar e entender sobre resiliência? Por que seguir estudando Psicanálise? E como esses dois conceitos se relacionam? Como a resiliência tem sido entendida e estudada pela Psicanálise? Em que casos ou situações a resiliência pode ser percebida? Essas questões, entre outras, foram fundamentais para a escrita deste livro, que apresenta algumas alternativas de caminhos para sua compreensão, embora deixando outras alternativas abertas, para que cada profissional possa ampliar em seus estudos e sua prática clínica.

Índice:

Seção 1

  1. Introdução (Bibiana Godoi Malgarim / Daniela Centero Levandowski)
  2. 2.Por que a Resiliência: Um Panorama Geral e Conceitual (Bibiana Godoi Malgarim)
  3. 3.Resiliência na Psicanálise: Uma construção psíquica(Stela Araújo Cabral)
  4. 4.A Força da Resiliência frente ao Traumático: Conceitos e Reconfigurações(Lucia Helena Machado Freitas / Vitor Crestani Calegaro / Márcia Rosane Moreira Santana Fitz / Cleonice Zatti)
  5. 5.A Mentalização como um Fator de Resiliência(Vera Regina Röhnelt Ramires / Eduardo Brusius Brenner / Gabriela Dionisio Ffner)

Seção 2

  1. Entre o trauma e a resiliência: Os percursos do narrar em psicanálise(Maiara Kunzler / Paula Kegler)
  2. 7.A Vida Secretae a Aparente de Karen (Paulo Ferraz)
  3. A resiliência e a escuta do trauma (Bibiana Godoi Malgarim / Mônica Medeiros Kother Macedo / Lúcia Helena Freitas/ Fernanda Cesa Ferreira da Silva Moraes)
  4. A Matriz da Resiliência (Paula Leite /Beatriz Chwartzmann / Ivanosca Ines Martini)
  5. 10.Resiliência, Psicanálise e o Processo de Supervisão de Pacientes de “Difícil Acesso”(Raquel Elisabete Finger Schneider / Rosana Cecchini de Castro)

Seção 3

  1. Trauma e Elaboração em Pacientes após a Internação na UTI(Viviane de Freitas Souto / Daniela Centenaro Levandowski)
  2. Trauma, resiliência e ressignificação: Um olhar psicanalítico sobre os cônjuges de pessoas com câncer (Mariana Calesso Moreira / Júlia Stein)

Sobre as organizadoras:

BIBIANA GODOI MALGARIM. Psicóloga, especializada em Psicoterapia Psicanalítica Infantil e Adolescente, Mestre em Psicologia Clínica e Doutora em Psiquiatria Ciências do Comportamento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Concluiu o primeiro ano de formação no Centro de Estudos, Atendimento e Pesquisa da Infância e Adolescência (Porto Alegre). Possui pesquisas na área de abuso sexual infantil e psicanálise e Resiliência e Psicanálise. Apresentou vários trabalhos na área da infância e violência, publicou artigos científicos e é autora do livro “Pais e filhos separados: Alienação Parental e Denunciação Caluniosa” e do livro infantil “O Menino que grande queria ser pequeno” (no prelo). Atua como docente no ensino superior há doze anos, e atualmente compõem o quadro de professores do curso de graduação em Psicologia e na pós-graduação (Nível Especialização) da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) – Professora Licenciada. Realiza o quarto ano do curso de formação Teoria e Clínica Psicanalítica no CEPdePA (Centro de Estudos Psicanalíticos de Porto Alegre/Serra) e atua em consultório particular com análise e psicoterapia individual de crianças, adolescentes e adultos.

DANIELA CENTENARO LEVANDOWSKI. Psicóloga formada pela PUCRS (1998). Mestre e Doutora em Psicologia do Desenvolvimento pela UFRGS, com Pós-Doutorado em Psicologia pela PUCRS. Atua como professora universitária desde 2000, já tendo atuado em instituições como UNOCHAPECÓ, FACCAT, UCS, ULBRA e UNISINOS. Desde 2009 atua como docente e pesquisadora na UFCSPA, vinculada ao Departamento de Psicologia. Nessa mesma instituição orienta alunos de Mestrado e Doutorado nos Programas de Pós-Graduação em Psicologia e Saúde e em Ciências da Saúde. Atuou na coordenação do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e Saúde entre 2018 e 2020 e integra a Comissão Coordenação do mesmo desde a sua instalação. É Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq e coordenadora do NEEDS/UFCSPA (Núcleo de Estudos em Desenvolvimento e Saúde). As pesquisas mais recentemente desenvolvidas pelo Núcleo, que tem sido financiadas pela FAPERGS e pelo CNPq, tem tido como foco a temática das relações pais-bebê, da psicopatologia materna e do bebê e do luto materno, com base na perspectiva psicanalítica e desenvolvimental.