Psicanálise, Sexualidade e Gênero: Um debate em construção

R$46.00

Em estoque

Consulte o prazo estimado e valor da entrega

Não sei meu CEP

Descrição

Páginas: 136            Formato: 16×23

Edição: 1ª                Ano: 2019

ISBN: 978-85-5524-105-5

Resumo

Os excelentes autores aqui reunidos apresentam suas reflexões sobre sexualidade e gênero na contemporaneidade. O conceito de gênero nasce da clínica psiquiátrica e psicanalítica, mas foi a sua apropriação pelo feminismo e pelas ciências sociais, bem como os desenvolvimentos que estes campos conferiram a ele nas últimas décadas,  que deu ao gênero uma importância decisiva no debate sobre as articulações entre sexo, identidade e poder. Este livro propõe, assim, um retorno do conceito ao campo clínico de onde partiu inicialmente, convidando psicanalistas a repensarem as questões da sexualidade a partir dos aportes dos estudos de gênero.

Índice

Apresentação (Gisele Assuar / Luana Viscardi Nunes)

  1. As Leituras Contemporâneas de Gênero e suas Repercussões nas Organizações Familiares(Paulo Roberto Ceccarelli)
  2. O amor no masculino(Jacques André)
  3. Psicanálise sem Gênero?(Christian Dunker)

4. O gênero endereçado: Butler, Lacan e Laplanche (Pedro Ambra)

  1. Psicanálise e estudos de gênero: uma com-versa(Gisele Assuar /  Lígia Polistchuck)
  2. O tempora! O mores! O falo!(Durval Mazzei)
  3. “Dois homens podem ter um filho?”: questões das crianças sobre gênero e sexualidade(AdelaStoppel de Gueller)
  4. A infância e o infantil: sexualidade e gênero(Vanessa Chreim)
  5. “Mãe-e-pai”: uma parentalidade não-binária(Patricia Porchat)

Sobre os autores

Adela Stoppel de Gueller. Psicanalista. Professora e Coordenadora do departamento de Psicanálise com crianças no Instituto Sedes Sapientiae. Professora do curso de Teoria Psicanalítica na COGEAE-PUC-SP. Coautora de Atendimento psicanalítico com crianças, Atendimento psicanalítico de gêmeos (Zagodoni) e Psicanálise com crianças: perspectivas teórico-clínicas (Casa do psicólogo), entre outras publicações.

Christian Dunker. Psicanalista. Professor Titular em Psicanálise e Psicopatologia do Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da USP. Fez seu pós-doutorado pela Manchester Metropolitan University e é Analista Membro de Escola (AME) do Fórum do Campo Lacaniano. Coordenador do Laboratório de Teoria Social, Filosofia e Psicanálise da USP (Latesfip). Autor de Estrutura e Constituição da Clínica Psicanalítica (vencedor do prêmio Jabuti), Mal-Estar, Sofrimento e SintomaA Psicose na Criança, Por que Lacan?, entre outros. Articulista e colaborador regular de diversos jornais e revistas.

Durval Mazzei. Psicanalista. Mestre em Psiquiatria. Membro do departamento Formação em Psicanálise; Aderente à seção São Paulo da EBP. Autor de livros e artigos.

Gisele Assuar. Historiadora pela FFLCH-USP e psicanalista pelo Instituto Sedes Sapientiae. Membro efetivo do Departamento Formação em Psicanálise do Sedes. Coordenadora do Projeto Quereres – Projeto de pesquisa e atendimento clínico à população LGBTQIA+.

Jaques André. Membro da Association Psychanalytique de France (APF), filiado a International Psychoanalytical Association (IPA), professor de Psicopatologia da Universidade de Paris 7 – Denis Diderot e diretor do Centre d’Etudes em Psychopatologie (CEPP).

Lígia Polistchuck. Psicóloga pela USP, Mestre em Saúde Pública (USP) e Psicanalista pelo Instituto Sedes Sapientiae. Membro efetivo do Departamento Formação em Psicanálise do Sedes. Coordenadora do Projeto Quereres – Projeto de pesquisa e atendimento clínico à população LGBTQIA+.

Patricia Porchat. Psicóloga, psicanalista, professora do Departamento de Psicologia da Unesp/Bauru. Pós-doutora pela Universidade de Paris (Paris VII). Bolsista Fapesp (BPE). Autora dos livros Freud e o Teste de Realidade (Fapesp/Casa do Psicólogo, 2005) e Psicanálise e Transexualismo: desconstruindo gêneros e patologias com Judith Butler (Juruá, 2014). Membro do GT Psicologia e Estudos de Gênero da Anpepp e do GT Filosofia e Psicanálise da Anpof.

Paulo Roberto Ceccarelli. Psicólogo e psicanalista. Doutor em Psicopatologia Fundamental e Psicanálise – Universidade de Paris 7 – Diderot. Pós-doutor – Universidade de Paris 7. Membro da Associação Universitária de Pesquisa em psicopatologia fundamental. Professor e orientador de pesquisas do Mestrado de Promoção de Saúde e Prevenção da Violência/MP, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor e orientador de pesquisas na pós-graduação em psicologia da Universidade Federal do Pará (UFPA). Professor Adjunto IV da PUC-MG. Membro do Programa Antártico Brasileiro.

Pedro Ambra. Doutor em Psicologia Social pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo em Psychanalyse et Psychopathologie pela Sorbonne Paris Cité. É professor titular do Mestrado em Psicossomática da Universidade Ibirapuera, membro da Société Internationale Psychanalyse et Philosophie e pesquisador do Latesfip-USP. É autor do livro “O que é um homem? Psicanálise e história da masculinidade no Ocidente”.

Vanessa Chreim. Psicóloga pela PUC-SP, Psicanalista pelo Departamento Formação em Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP.