Psicologia Social e Políticas Públicas: Pontes e Interfaces no Campo da Saúde (ESGOTADO)

R$65.00

Fora de estoque

Avise-me quando chegar!

Descrição

Páginas: 280            Formato: 13×23

Edição: 1ª                Ano: 2017

ISBN: 978-85-5524-043-0

Resumo

Este livro sistematiza um conjunto de problematizações que emergem na confluência entre a psicologia social e as políticas públicas, a partir de reflexões ligadas ao campo da saúde, e sobre os efeitos dessas políticas na vida das pessoas. O objetivo é identificar aspectos, discriminar dimensões, delimitar âmbitos que possam ser úteis na análise das políticas públicas e das práticas delas decorrentes, com base em uma leitura fundamentada na psicologia social postulada por Enrique Pichon-Rivière. Para delimitar dimensões e outros tipos de discernimento frente aos fenômenos estudados, é proposto um recurso metodológico que se delineia em quatro âmbitos – político-jurídico, sociocultural, teórico-conceitual e técnico-assistencial – e subsidia a formulação de hipóteses interpretativas que consideram a dialética sujeito/contexto vincular (social) nos fenômenos relacionados aos grandes e pequenos grupos.

Índice

Introdução

1. Problematizando conceitos

2. Construindo um Caminho com Enrique Pichon-Rivière

3. Psicologia Social e Políticas Públicas: Refletindo sobre as Dimensões de uma Práxis

4. Formação em saúde como questão emblemática

Referências bibliográficas

Sobre a autora

  • Livre-docente pelo Departamento de Psicologia Social e do Trabalho do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP).
  • Professora do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho do IPUSP.
  • Mestre e Doutora em Psicologia Social pelo IPUSP.
  • Membro Fundadora da Associação Brasileira de Saúde Mental (ABRASME).
  • Membro Fundadora do LAPSO (Laboratório de Estudos em Psicanálise e Psicologia Social) do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho – Instituto de Psicologia da USP.