Relações Raciais na Escuta Psicanalítica

R$46.00

Em estoque

Consulte o prazo estimado e valor da entrega

Não sei meu CEP
Categorias: ,

Descrição

Páginas: 110          Formato: 16×23

Edição: 1ª              Ano: 2021

ISBN: 978-65-86711-50-9

Resumo:

Um dos fatores motivadores para elaborarmos este livro acerca das relações raciais e racismo, sob a óptica da psicanálise, é aproximar o leitor psicanalista (e aqueles interessados no tema) a outras possibilidades de reflexão, inclusive de ordem clínica. Quiçá, atingirmos uma psicanálise ampliada, um pensamento clínico mais crítico, uma escuta inclusiva e uma produção de saber democrática, seja qual for o lugar de fala do qual estejamos partindo.

Índice:

Prefácio

    Ignácio Alves Paim Filho

Nota do Editor

    Adriano Zago

Do Desamparo Narcísico ao Desespero: Incidências da Violência Racista na Economia Psíquica

    Jurandir Freire Costa

Clínica Psicanalítica das Relações Raciais: Há muito Passado pela Frente

    Fabiana Villas Boas

Sofrimento e Racismo sob a Perspectiva da Psicanálise

    Christian Dunker

Lélia Gonzalez: Da Nomeação do Pretuguês a um Saber-Fazer com o Gozo Racista

    Renally Xavier de Melo

Racismo, Mensagem e Desmentido: Diálogos entre Kilomba, Ferenczi e Laplanche

    Fábio Belo

Sobre os autores:

Jurandir Freire Costa é psiquiatra, psicanalista com mestrado em etnopsiquiatria pela École Pratique des Hautes Études de Paris, pesquisador, palestrante, professor titular no Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Autor de ensaios reflexivos, cuja militância por uma saúde mental não normativa e cujos posicionamentos e comentários sobre a cultura publicados em veículos de massa têm presença marcante no debate nacional de ideias. Autor dos livros “Psicanalise e Violência”, “História da Psiquiatria no Brasil”, “A Face e o Verso” (ganhador do Jabuti de Ciências Humanas), entre outros.

Fabiana Villas Boas é psicanalista, psicóloga pela PUC-SP, mestra em Psicologia Clínica pela USP. Integrante da Rede de Psicanalistas atent@s às Relações Raciais.

Christian Dunker é psicanalista, professor titular em Psicanálise e Psicopatologia do Instituto de Psicologia da USP. Pós-doutor pela Manchester Metropolitan University. Analista Membro da Escola dos Fóruns do Campo Lacaniano. Coordenador do Laboratório de Teoria Social, Filosofia e Psicanálise da USP. Articulista da UOL-Tilt. Youtuber. Duas vezes ganhador do Prêmio Jabuti. Autor dos livros: “Estrutura e constituição da clínica psicanalítica”, “Por que Lacan?”, “Paixão da ignorância”, “O palhaço e o psicanalista”, “Transformações da intimidade”, “Mal-estar, sofrimento e sintoma”, “Biografia da depressão”, entre outros.

Renally Xavier de Melo é psicanalista. Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atua em consultório e ministra aulas em pós-graduações nos campos da Psicologia e da Educação.

Fábio Belo é psicanalista e professor associado do Departamento da Psicologia na UFMG. Autor de diversos artigos e livros, dentre os quais “Clínica psicanalítica on-line”. Coordena o Projeto de Extensão “Conversas virtuais sobre Psicanálise” no canal youtube.com/fabiobelo76