Supervisão: A Formação Clínica na Psicologia e na Psicanálise

R$55.00

Fora de estoque

Avise-me quando chegar!

Descrição

Páginas: 164            Formato: 16×23

Edição: 1ª                Ano: 2018

ISBN: 978-85-5524-071-3

Resumo:

Os autores apresentam sua ampla trajetória e desenvolvimento enquanto supervisores clínicos em diferentes abordagens teóricas e em seus distintos contextos clínicos, demonstrando que o engajamento na formação dos alunos é um meio privilegiado de investimento no próprio percurso contínuo do professor supervisor. A experiência do supervisor como parte integrante do processo de formação de psicólogos clínicos e psicanalistas produz inquietações, questionamentos e saberes que são objetos de reflexão neste livro, tomando assim a supervisão como um dos eixos fundamentais na formação continuada do profissional clínico.

Índice:

Apresentação (Maria Lívia Tourinho Moretto / Daniel Kupermann)

  1. Lógica e ética da supervisão: a construção do caso clínico (Christian Ingo Lenz Dunker)
  2. OChiaroscuroda supervisão psicanalítica (Daniel Kupermann)
  3. A experiência de supervisão na graduação: espaço potencial, polifonia e formação (Gilberto Safra)
  4. Atendimento psicanalítico a famílias e casais nos serviços-escola: a importância da supervisão na formação do aluno/estagiário (Isabel Cristina Gomes / Ana Carolina Zuanazzi)
  5. Supervisão psicanalítica psicodinâmica na clínica-escola: ensino e formação (Ivonise Fernandes da Motta/Gláucia Rocha / Francisco Paulo Moraes Junior / Renata Zarenczansky / Ana Beatriz França / Kauê Freitas)
  6. Supervisão: um percurso de experiências singulares e inesperadas (Léia Priszkulnik)
  7. Do desejo de acertar ao desejo de saber: o que está em jogo na supervisão psicanalítica? (Maria Lívia Tourinho Moretto)
  8. Rêverie e enactmentna situação de supervisão: o campo do diálogo clínico (Marina Ferreira da Rosa Ribeiro)
  9. A supervisão enquanto articuladora da transmissão da experiência clínica: a construção do caso clínico (Miriam Debieux Rosa / Emília Estivalet Broide / Pedro Magalhães Seincman)
  10. Itinerários de formação de analistas de grupo: processo paralelo e campo superegoico (Pablo Castanho / Felipe Martins / Pedro Carvalho)
  11. Formação e prática do psicólogo clínico: uma experiência em estágio supervisionado (Suzana Filizola Brasiliense Carneiro / Andrés Eduardo Aguirre Antúnez)

Sobre os organizadores:

Maria Lívia Tourinho Moretto. Psicanalista. Professora do Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP). Coordenadora do Grupo de Pesquisa “Psicanálise, Saúde e Instituição” do IPUSP. Membro do Fórum do Campo Lacaniano de São Paulo, onde coordena a Rede de Pesquisa “Psicanálise e Saúde Pública”. Editora-chefe da Revista Psicologia USP. Diretora de Publicação da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar e membro do Grupo de Trabalho “Psicanálise, Política e Clínica” da Associação Nacional de Pesquisas e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP).

Daniel Kupermann. Psicanalista. Professor doutor do Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), onde coordena o psiA – Laboratório de pesquisas e intervenções em psicanálise; bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq. Autor de vários artigos publicados em revistas especializadas nacionais e estrangeiras, bem como dos livros Transferências cruzadas: uma história da psicanálise e suas instituiçõesOusar rir: humor, criação e psicanálisePresença sensível: cuidado e criação na clínica psicanalítica Estilos do cuidado: a psicanálise e o traumático.