Descrição
Páginas: 130 Formato: 16×23
Edição: 1ª Ano: 2022
ISBN: 9786586711561
Resumo:
Jogos, digitais ou físicos, encantam pessoas de todas as idades. Uma das razões para isso é que eles não precisam de um motivo exterior; joga-se pelo prazer de jogar. Atualmente, o jogo é o produto mais produzido, mais vendido e mais praticado pelas pessoas. Em outras palavras: todos gostam de jogar. A cultura digital e suas tecnologias afetaram a tudo e as pessoas, aí incluídos os jogos e a gamificação, graças aos recursos da inteligência artificial e aos processos de simulação e resolução de problemas via algoritmos. Muitos foram arrebatados pelo seu uso, pelo seu fascínio e, por extensão, por seus perigos, como é o caso da adição. (Elza Mendonça de Macedo)
Índice:
Prefácio, Elza Mendonça de Macedo
Introdução
Metodologia: percurso da pesquisa
1 O jogo e a psicanálise
2 A adição aos jogos no horizonte de seu tempo
3 A adição aos jogos digitais e a fantasia
4 A adição aos jogos digitais: perspectivas a partir do gozo
5 Jogadores em grupo: laços a partir dos jogos digitais
Considerações finais
Referências
Sobre o autor:
Michel Andrew Nogara. Doutor em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestre em Promoção da Saúde pela Universidade Cesumar. Especialista em Psicologia Clínica: Abordagem Psicanalítica pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e Especialista em Psicologia Clínica pelo Conselho Federal de Psicologia. Atua como psicólogo clínico e como professor do Curso de Medicina na Universidade Paranaense.