Descrição
Páginas: 280 Formato: 16×23
Edição: 1ª Ano: 2026
ISBN: 978-85-
Resumo
Os enigmas que geram as brincadeiras das crianças têm despertado o interesse de muitos psicanalistas, especialmente nas questões que abrangem o atendimento e manejo na clínica com crianças. Este livro reúne autoras(es) empenhadas(os) em refletir acerca dessas questões, se debruçando sobre as brincadeiras e os jogos na experiência infantil a fim de abarcar seus desafios na escuta do analista e os desdobramentos da transferência diante das especificidades desta prática clínica.
Índice
Apresentação – Adela Stoppel de Gueller
Capítulo 1. Por que o brincar interessa aos psicanalistas? – Alba Flesler
Capítulo 2. A quarta parede do brincar – Adela Stoppel de Gueller
Capítulo 3. Brincadeira, experiência estética, e psicanálise: cavalo, carretel e boneca-flor – Adriana Pereira Barbosa
Capítulo 4. O brincar e os desobjetos: a transmissão de uma posição inventiva ante o mundo do conhecimento – Cláudia Bechara Fröhlich / Simone Moschen
Capítulo 5. Jogos de litoral e os primórdios do brincar – Julieta Jerusalinsky
Capítulo 6. Crianças e jogos na transferência. Clínica lacaniana – Liliana Donzis
Capítulo 7. Brincar entre ruídos, rachaduras e ruínas – Luciana Pires
Capítulo 8. Eu brinco, não penso – Marie-Claude Thomas
Capítulo 9. Brincar depois de Winnicott – Marília Velano
Capítulo 10. Jogos de transferência. A personificação e o equívoco na análise de crianças – Marta Beisim
Capítulo 11. O trabalho do brincar na infância. Uma investigação psicanalítica – Norma Bruner
Capítulo 12. A criança do júbilo – Radmila Zygouris
Capítulo 13. O brincar e suas ficções – Rafaela Paixão
Capítulo 14. Com criança não se brinca – Rinaldo Voltolini
Capítulo 15. A maquinaria de transformar: o brincar na clínica interdisciplinar com crianças – Adela Stoppel de Gueller / Ana Clélia Rocha / Julieta Jerusalinsky
Sobre a organizadora
Adela Stoppel de Gueller. Psicanalista. Graduada em Psicologia (Univ. de Buenos Aires) Mestre e Doutora em Psicologia Clínica (PUC-SP) Pós-doutora em Psicanálise (UERJ). Professora do Curso de Especialização em Teoria Psicanalítica da PUC-SP e do curso de formação: Psicanálise com Crianças do Instituto Sedes Sapientiae-SP. Cocoordenadora do Departamento de Psicanálise com crianças do Instituto Sedes Sapientiae, da Clínica interdisciplinar Prof. Mauro Spinelli. Cocoordenadora do Projeto Gemelar – parceria entre o Instituto Sedes Sapientiae e o Laboratório de Psicanálise, Saúde e Instituição da USP, Co-organizadora de Psicanálise com crianças: Perspectivas teórico-clínicas (Casa do Psicólogo, 2008), coautora de Atendimento psicanalítico de crianças (Zagodoni, 2011) e autora de Vestígios do tempo. Paradoxos da atemporalidade no pensamento freudiano (Arte e ciência, 2005).