Descrição
Páginas: 176 Formato: 16×23
2ª edição revista e ampliada Ano: 2024
ISBN: 9788555241208
Resumo:
Como pensar as contribuições do pensamento kleiniano além do território demarcado pela prática clínica? Este livro se propõe a discutir a intersecção entre dois paradigmas divergentes: a teoria psicanalítica e a educação. O diferencial dele consiste, sobretudo, na escolha do autor em trabalhar com as ideias de Melanie Klein – uma pensadora pouco explorada no campo pedagógico. Nesse sentido, essa obra desperta inquietações sobre o pensar e o fazer educacional (e analítico).
Índice:
Prefácio à 1a. edição (Alfredo Naffah Neto)
Apresentação à 2a. edição
Introdução
1. O brincar, a fantasia e a questão das inibições
2. O desenvolvimento psíquico kleiniano
3. O que aprendemos com o caso Dick?
4. As diversas faces da identificação projetiva
5. Os impasses de inveja e gratidão
Considerações finais
Sobre o autor:
Alexandre Patricio de Almeida é psicanalista, membro da International Winnicott Association (IWA). Mestre e doutor em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Autor de diversos artigos científicos e dos livros “Perto das trevas: a depressão em seis perspectivas psicanalíticas” (Blucher, 2022), e do best-seller “Psicanálise de boteco: o inconsciente na vida cotidiana” (Paidós, 2022), “Intervenção psicanalítica na escola” (Zagodoni, 2020), dentre outros. Criador do podcast “Psicanálise de boteco”. Atualmente, realiza um estágio de pós-doutorado na PUC-SP, trabalhando com a comparação das diferentes linhagens psicanalíticas. Publicou, recentemente, pela editora Blucher (2023), as obras: “Por uma ética do cuidado: volume 1 (Ferenczi) e volume 2 (Winnicott)”. Coordena a “Coleção Divã Democrático”, da Zagodoni.