Descrição
Páginas: 200 Formato: 16×23
Edição: 1ª Ano: 2018
ISBN: 9788555240669
Resumo
O lugar relevante e distintivo que a educação tem no discurso político, somado ao peso que se atribui ao papel do professor no bom desempenho do processo educativo, constituem razões suficientes para endossar sua legitimidade e importância, abrangidas nas temáticas contidas neste livro, que também discorre com reflexões acerca das vicissitudes do processo de formação docente, bem como apresenta experiências no campo pedagógico com a interlocução da abordagem psicanalítica.
Índice
Introdução (Rinaldo Voltolini)
PARTE I – Psicanálise e formação docente (Rinaldo Voltolini)
- Adémarchepsicanalítica na educação: consequências para o campo da formação docente
- Educação inclusiva***
- Formação de professores
- A Engenhosidade docente: o saber do professor e seu ato
- A formação universitária e o saber do professor
- Adémarcheclínica na formação de professores
- O dispositivo grupal
PARTE II – Experiências e excursões conceituais
- “Não estamos preparados para isso!” – Educação inclusiva e formação de professores (Eric Plaisance)
- Sobre a escuta de professores na formação docente (Marise Bastos)
- A temática dos “pares” como vicissitude da educação inclusiva: um diálogo na interface psicanálise e educação (Mônica Rahme)
- Como eu educo essa criança? Saberes sobre inclusão escolar e o discurso do especialista (Lenara Spedo Spagnuolo)
- “Não vai”: acerca da intimidade entre o politicamente correto e a impotência no exercício da inclusão (Ana Galletti Martins de Oliveira)
- O sumiço do serviço: Onde está a tal rede de apoio ao professor? (Isabel Napolitani)
- A criança estranha (Rinaldo Voltolini / Lígia Vertematte Rodrigues)
Sobre o autor-organizador
Rinaldo Voltolini é psicanalista e professor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Mestre e doutor em psicologia pelo Instituto de Psicologia da USP. Possui pós-doutorado em Psicogênese e Psicopatologia na Universidade de Paris XIII. É um dos coordenadores do Laboratório de Estudos Psicanalíticos da Infância e da Educação (LEPSI) da USP, coeditor da revista Estilos da Clínica e coordenador nacional do Grupo Nacional de Trabalho Psicanálise e Educação da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP).