Descrição
Páginas: 164 Formato: 16×23
Edição: 1ª Ano: 2018
ISBN: 9788555240713
Resumo:
Os autores apresentam sua ampla trajetória e desenvolvimento enquanto supervisores clínicos em diferentes abordagens teóricas e em seus distintos contextos clínicos, demonstrando que o engajamento na formação dos alunos é um meio privilegiado de investimento no próprio percurso contínuo do professor supervisor. A experiência do supervisor como parte integrante do processo de formação de psicólogos clínicos e psicanalistas produz inquietações, questionamentos e saberes que são objetos de reflexão neste livro, tomando assim a supervisão como um dos eixos fundamentais na formação continuada do profissional clínico.
Índice:
Apresentação (Maria Lívia Tourinho Moretto / Daniel Kupermann)
- Lógica e ética da supervisão: a construção do caso clínico (Christian Ingo Lenz Dunker)
- OChiaroscuroda supervisão psicanalítica (Daniel Kupermann)
- A experiência de supervisão na graduação: espaço potencial, polifonia e formação (Gilberto Safra)
- Atendimento psicanalítico a famílias e casais nos serviços-escola: a importância da supervisão na formação do aluno/estagiário (Isabel Cristina Gomes / Ana Carolina Zuanazzi)
- Supervisão psicanalítica psicodinâmica na clínica-escola: ensino e formação (Ivonise Fernandes da Motta/Gláucia Rocha / Francisco Paulo Moraes Junior / Renata Zarenczansky / Ana Beatriz França / Kauê Freitas)
- Supervisão: um percurso de experiências singulares e inesperadas (Léia Priszkulnik)
- Do desejo de acertar ao desejo de saber: o que está em jogo na supervisão psicanalítica? (Maria Lívia Tourinho Moretto)
- Rêverie e enactmentna situação de supervisão: o campo do diálogo clínico (Marina Ferreira da Rosa Ribeiro)
- A supervisão enquanto articuladora da transmissão da experiência clínica: a construção do caso clínico (Miriam Debieux Rosa / Emília Estivalet Broide / Pedro Magalhães Seincman)
- Itinerários de formação de analistas de grupo: processo paralelo e campo superegoico (Pablo Castanho / Felipe Martins / Pedro Carvalho)
- Formação e prática do psicólogo clínico: uma experiência em estágio supervisionado (Suzana Filizola Brasiliense Carneiro / Andrés Eduardo Aguirre Antúnez)
Sobre os organizadores:
Maria Lívia Tourinho Moretto. Psicanalista. Professora do Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP). Coordenadora do Grupo de Pesquisa “Psicanálise, Saúde e Instituição” do IPUSP. Membro do Fórum do Campo Lacaniano de São Paulo, onde coordena a Rede de Pesquisa “Psicanálise e Saúde Pública”. Editora-chefe da Revista Psicologia USP. Diretora de Publicação da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar e membro do Grupo de Trabalho “Psicanálise, Política e Clínica” da Associação Nacional de Pesquisas e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP).
Daniel Kupermann. Psicanalista. Professor doutor do Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), onde coordena o psiA – Laboratório de pesquisas e intervenções em psicanálise; bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq. Autor de vários artigos publicados em revistas especializadas nacionais e estrangeiras, bem como dos livros Transferências cruzadas: uma história da psicanálise e suas instituições, Ousar rir: humor, criação e psicanálise, Presença sensível: cuidado e criação na clínica psicanalítica e Estilos do cuidado: a psicanálise e o traumático.