Descrição
Páginas: 168 Formato: 16×23
Edição: 1ª Ano: 2019
ISBN: 9788555240997
Resumo:
Este livro apresenta a trajetória sobre a inserção da Psicanálise no curso de Psicologia da UFMG, desde a década de 1980, e a sua história como campo de pesquisa e atuação na universidade, bem como o empenho de seus professores no intuito de legitimarem e propagarem o saber psicanalítico no universo acadêmico.
Índice:
Prefácio: Demarcando um percurso histórico
- A fertilização cruzada (Eduardo Dias Gontijo)
- O fim da inocência (Lúcio Roberto Marzagão)
- Uma carta sempre chega ao seu destino (Ana Cecília Carvalho)
- A metapsicologia como um dos lugares da experiência psicanalítica (Maria Teresa de Melo Carvalho)
- As mulheres que Freud desenhou: esboços inspiradores (Cassandra Pereira França)
- Modelos do trauma em Freud e suas repercussões na psicanálise pós-freudiana (Maria Teresa de Melo Carvalho & Paulo de Carvalho Ribeiro)
- O ofício do psicanalista (Ana Cecília Carvalho)
- Síndrome do pânico: uma escuta psicanalítica (Riva Satovschi Schwartzman)
- Stanley Kubrik se matou: o que se pode ver de olhos bem fechados (Paulo de Carvalho Ribeiro)
- O destino precisa ser tão funesto? (Cassandra Pereira França)
Sobre as organizadoras:
Cassandra Pereira França. Psicanalista, Doutora em Psicologia Clínica pela PUC-SP, onde também realizou o Pós-doutoramento. É professora da graduação e da pós-graduação do Departamento de Psicologia da UFMG. Coordenadora do Curso de Especialização em Teoria Psicanalítica (CETEP/UFMG), no período de 2013 a 2019. Coordenadora do Projeto CAVAS/UFMG (Crianças e Adolescentes Vítimas de Abuso Sexual). Autora dos livros Ejaculação precoce e disfunção erétil: uma abordagem psicanalítica (2001); Disfunções sexuais (2005); Nem sapo, nem princesa: terror e fascínio pelo feminino (2017). Co-organizadora, com Ana Cecília Carvalho, do livro: Estilos do xadrez psicanalítico (2006). Organizadora dos livros Perversão: variações clínicas em torno de uma nota só (2005), Perversão: as engrenagens da violência sexual infantojuvenil (2010); Tramas da perversão: a violência sexual intrafamiliar (2014); Ecos do silêncio: reverberações do traumatismo sexual (2017).
Ana Cecília Carvalho. Psicanalista, Mestre em Psicologia e Doutora em Literatura comparada. Escritora e professora-associada aposentada do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG. Professora integrante do grupo fundador do Curso de Especialização em Teoria Psicanalítica da UFMG. Escreveu, dentre outros livros, A poética do suicídio em Sylvia Plath (2003) e organizou, juntamente com Cassandra Pereira França, Estilos do xadrez psicanalítico: a técnica em questão (2006).