Descrição
Páginas: 144 Formato: 16×23
Edição: 1ª Ano: 2022
ISBN: 9786586711684
Índice
Prefácio, Luís Claudio Figueiredo
Introdução
2 Desenvolvimento emocional primitivo e inibição intelectual
3 A capacidade de pensar e conhecer
4 Um olhar psicanalítico sobre a alfabetização emocional
Resumo:
Partindo das hipóteses de que, desde a mais tenra idade, o indivíduo pode apresentar dificuldades em relação às etapas do aprender, resultando em impedimentos para tornar-se suficiente mediante às respectivas demandas do aprender e estes repercutirem em seu desenvolvimento relacional, acadêmico e/ou profissional, este livro aborda o que há por trás do não aprender, sob um olhar psicanalítico. Podemos considerar que os impasses do aprender/conhecer estão relacionados à forma como acontecem as experiências iniciais do bebê no vínculo parental e que os fatores emocionais influenciam significativamente na maneira como a pessoa interage com o seu desenvolvimento intelectual. E, nesse aspecto, como o trabalho psicanalítico pode favorecer a alfabetização emocional do indivíduo para um desenvolvimento mais saudável.
Sobre a autora
Eliane Teixeira Rennó é psicóloga, psicanalista pelo Instituto Sedes Sapientiae (ISS). Mestre em Psicologia Clínica pelo Programa de Estudos Pós-Graduados da PUC-SP. Atende em consultório particular: adolescentes e adultos dentro de uma abordagem psicanalítica. Autora de artigos em revistas de psicanálise. Palestrante nos âmbitos da educação e da saúde.