SUICÍDIO. Estudos e Práticas de Prevenção

R$84.00

Em estoque

Consulte o prazo estimado e valor da entrega

Não sei meu CEP
Categoria:

Descrição

Páginas: 208            Formato: 16×23

Edição: 1ª                Ano: 2023

ISBN: 9786586711899

Resumo:

O livro articula as boas práticas baseadas em evidências científicas e os distintos atendimentos, cujos pressupostos mantêm raízes em perspectivas epistemológicas, filosóficas e clínicas rigorosas e sensíveis; arte e ciência andam de mãos dadas a fim de promover a prevenção por meio da interdisciplinaridade. Reúne pesquisas e ações preventivas desenvolvidas na USP sobre o suicídio em jovens, e no contexto universitário. Tem como eixo a busca pela esperança e pelo sentido da vida, quando estes faltam em determinadas fases. Os estudos, em diferentes perspectivas, mostram a complexidade da vida humana nas suas delicadas relações interpessoais, familiares, sociais e culturais.

Índice:

Apresentação

INTRODUÇÃO

I. Intervenções, estudos e pesquisas (Andrés Eduardo Aguirre Antúnez, Frida Zolty, Vera Purcina Paulino Vieira e Nara Helena Lopes Pereira da Silva)

II. Acolhimento psicológico clínico preventivo (Vera Purcina Paulino Vieira)

III. Isolamento social e os sofrimentos causados nos estudantes universitários (Anna Luiza da Silva Miranda Varella Souza, Francisco Diógenes Lima de Assis e Tatiana Teixeira Ribeiro)

Seção I – ACOLHER E PREVENIR

1. O papel do pertencimento na saúde mental de universitários (Marina Kleinschmidt Leal dos Santos)

2. As consultas terapêuticas na prevenção do suicídio (Ariane Voltolini Paião e Andrés Eduardo Aguirre Antúnez)

Seção II – CASOS CLÍNICOS

3. Como viver sem obedecer a padrões? (Janice de Lourdes Pedronio e Frida Zolty)

4. O uso de técnicas da avaliação terapêutica para a introdução de temas de psicoterapia em pacientes com ideação suicida (Aimée Marcella B. G. Martins e Alfredo Mendes Chaves)

5. Da sala escura à árvore de raízes fortes: relato de caso e o uso do desenho livre como recurso psicoterapêutico (Gabriel Basilio Barbosa Costa e Terezinha A. de Carvalho Amaro)

Seção III – PESQUISAS

6. Pensamento, percepção e estresse de estudantes universitários com tentativas de suicídio vistos por meio do Rorschach Performance Assessment System (Thaís Cristina Marques dos Reis, Andrés Eduardo Aguirre Antúnez e Latife Yazigi)

7. Um ateliê de desenho como lugar de pertencimento: reflexões a partir da fenomenologia da vida (Erika Rodrigues Colombo e Andrés Eduardo Aguirre Antúnez)

8. Logoterapia na prevenção do suicídio: nebulosidades na cosmovisão e o flerte com a morte (Élison Silva Santos)

9. A espiritualidade na prevenção de transtornos mentais e suicídio (Anna Luiza da Silva Miranda Varella Souza, Francisco Diógenes Lima de Assis e Tatiana Teixeira Ribeiro)

10. A vivência do tempo em universitárias deprimidas em situações de crise a partir do método fenômeno-estrutural (Ariane Voltolini Paião e Andrés Eduardo Aguirre Antúnez)

11. Estudos de caso e revisão sistemática de estudantes universitários com risco de suicídio (Marina Belli Camargo e Andrés Eduardo Aguirre Antúnez)

Seção IV – INTERDISCIPLINARIDADE

12. Contribuições da terapia cognitivo-comportamental na saúde mental de estudantes universitários (Alessandra Arruda Della Giustina e Marina Cruz Pellissari)

13. Sofrimento psíquico entre jovens e tecnologias digitais – qual o lugar de psiquiatras e psicólogos? (Nara Helena Lopes Pereira da Silva)

14. A imagem como expressão e a relação com a psicologia analítica: vida e morte e seu simbolismo (Ivana Lúcia Hilgenberg Guimarães Vieira)

15. A clínica do acompanhamento terapêutico como estratégia de prevenção ao suicídio e seu cuidado ético (Elcio Robbi, Isabel Alonso Leite, Júlio Cesar Ramos de Oliveira e Natalia Mirisola Sacomori)

Índice remissivo

 

Sobre os organizadores:

ANDRÉS EDUARDO AGUIRRE ANTÚNEZ. Professor-associado do Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP). Professor subsidiário no Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Coordenador do Laboratório de Saúde Mental Multimétodos – LabSamm. Vice-presidente da Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos – ASBRo. Livre-docente em Psicologia Clínica (USP) e Doutor em Ciências pelo Departamento de Psiquiatria da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Líder do Círculo Fenomenológico da Vida e da Clínica (USP). Membro da Société Internationale de Psychopathologie Phénoméno-Structurale (França) e do Centro Italiano di Ricerche Fenomenologiche (Roma).

NARA HELENA LOPES PEREIRA DA SILVA. Pós-doutorado no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP), projeto “Psicoterapia mediada pelas TICs: um estudo longitudinal”. Atua com psicologia fenomenológica. Supervisora e pesquisadora em psicoterapia nas modalidades on-line e presencial. Estuda a interface entre psicologia, subjetividade e campo digital. É coautora do livro “Psicoterapia on-line: manual para a prática clínica” (2020).

 

Você também pode gostar de…