Ressentimento, atendimento psicanalítico do

R$42.00

Fora de estoque

Avise-me quando chegar!

Descrição

Páginas: 144           Formato: 17×17

Edição: 1ª                Ano: 2021

ISBN: 978-65-

Sumário

Prefácio, Maria Lívia Tourinho Moretto

Apresentação

Introdução

1. Ressentimento: fundamentação teórica

2. Uma leitura psicanalítica do ressentimento

3. Caso clínico: Santiago

4. Caso clínico: Elena

5. O ressentido

6. Dom Casmurro: um caso paradigmático sobre o ressentido

7. Considerações finais: o que pode um psicanalista diante do ressentimento?

Referências

Resumo

Numa abordagem clínica, este volume da Série Prática Clínica apresenta casos atendidos pela autora, bem como sua pesquisa acadêmica, de forma a propiciar ao leitor uma oportunidade de acompanhar os dispositivos e as estratégias empregados. Esta obra sobre os casos que envolvem situações de ressentimento, privilegia o trabalho transformador da clínica ao descrever os desdobramentos do profissional para lidar com as questões do paciente, com o manejo da relação estabelecida e a busca por caminhos possíveis de atendimento.

Sobre a autora

Laura Carrasqueira Bechara é psicóloga e psicanalista. Doutoranda e Mestre em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia da USP (IPUSP). Membro do Laboratório de Psicanálise, Saúde e Instituição do IPUSP. Fez formação teórico-clínica nas instituições Trapézio e Lugar de Vida – Centro de Educação Terapêutica. Membro da equipe clínica do Lugar de Vida de 2018 a 2021.

Maria Lívia Tourinho Moretto, Psicanalista. Professora Livre-Docente do Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica do IPUSP. Coordenadora do Laboratório de Pesquisa “Psicanálise, Saúde e Instituição” do IPUSP e Presidente da Comissão de Pesquisa do IPUSP. Editora-Chefe da Revista Psicologia USP. Vice-presidente da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar. Membro do Fórum do Campo Lacaniano de São Paulo, onde coordena a Rede de Pesquisa “Psicanálise e Saúde Pública”. Vice-coordenadora do Grupo de Trabalho “Psicanálise, Política e Clínica” da Associação Nacional de Pesquisas e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP).